Chegamos ao fim de mais um ciclo de muito trabalho. Assim como os últimos anos, este também foi bastante desafiador, mas, com a colaboração de todos, continuamos otimistas em traçar novos objetivos e concretizá-los. Ao fazer um balanço deste ano que termina, acredito que a PUC Minas Praça da Liberdade tem muito a comemorar, pois, mais uma vez, o alinhamento da graduação e do IEC permitiram o alcance de nossas metas.
No que diz respeito à graduação, pontuo, por exemplo, as excelentes notas obtidas nos processos de reconhecimento do Curso de Engenharia de Software e de reavaliação no Curso de Administração pelo Ministério da Educação (MEC). As duas notas máximas refletem a dedicação da Unidade e o apoio dos setores administrativos e acadêmicos da PUC Minas, como também o alinhamento dos diversos setores da Unidade Praça da Liberdade.
Outro ponto que vale destaque é o crescimento orgânico e exponencial da graduação, que inicia o ano de 2020 com cerca de cinco mil alunos, número que ainda pode crescer até o começo das aulas. Por falar em 2020, já iniciamos o ano com a oferta da primeira turma do Curso de Ciência da Computação e a oferta do Curso de Psicologia no turno da tarde.
Na nossa Unidade, o desafio vai além da graduação. O Instituto de Educação Continuada se consolida a cada ano como a maior oferta de pós-graduação presencial do estado de Minas Gerais, estando presente em 13 cidades. Para o 1º semestre de 2020, organizamos a maior campanha da história do IEC. São mais de 500 cursos lato sensu – nosso principal produto – e cerca de 100 cursos de aperfeiçoamento – modalidade que tem ganhado espaço no portfólio.
Continuaremos inovando nas ofertas, áreas de conhecimento e projetos pedagógicos, sempre elaborados em consonância com as demandas do mercado de trabalho. Seguiremos investindo na oferta de disciplinas isoladas da pós-graduação presencial e o que configurar maior dinamismo e flexibilidade aos currículos, tendência que tem ocupado os projetos pedagógicos em desenvolvimento no IEC. Além disso, seguimos apostando na consolidação das novas operações do IEC em Montes Claros e Muriaé. Ressalto, também, a inauguração das novas instalações da pós-graduação presencial em Divinópolis – com uma localização mais estratégica na cidade. Outro salto importante na ampliação do acesso à pós-graduação da PUC Minas foi a parceria com a Intersector Incentivo à Educação. Agora, os alunos podem financiar o curso em até 48 vezes, o que amplia o acesso à graduação com a qualidade e a tradição da PUC Minas.
Dando continuidade a esse plano de expansão da Unidade Praça da Liberdade, a pós-graduação continuará com a ampliação de nosso espaço físico, que no próximo ano contará com 20 novas salas de aula e quatro laboratórios de informática.
Em 2020, novas avaliações virão, novos desafios serão propostos e enfrentados, contudo, não mediremos esforços para concretizar os planejamentos da Unidade e garantir mais conquistas para a PUC Minas Praça da Liberdade.
Um feliz Natal e um próspero 2020.
Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade
|