Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta da Praça da Liberdade

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | dezembro de 2019 - nº 4

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Ano de muitos desafios, mas grandes conquistas

Marcos Figueiredo

Chegamos ao fim de mais um ciclo de muito trabalho. Assim como os últimos anos, este também foi bastante desafiador, mas, com a colaboração de todos, continuamos otimistas em traçar novos objetivos e concretizá-los. Ao fazer um balanço deste ano que termina, acredito que a PUC Minas Praça da Liberdade tem muito a comemorar, pois, mais uma vez, o alinhamento da graduação e do IEC permitiram o alcance de nossas metas.

No que diz respeito à graduação, pontuo, por exemplo, as excelentes notas obtidas nos processos de reconhecimento do Curso de Engenharia de Software e de reavaliação no Curso de Administração pelo Ministério da Educação (MEC). As duas notas máximas refletem a dedicação da Unidade e o apoio dos setores administrativos e acadêmicos da PUC Minas, como também o alinhamento dos diversos setores da Unidade Praça da Liberdade.

Outro ponto que vale destaque é o crescimento orgânico e exponencial da graduação, que inicia o ano de 2020 com cerca de cinco mil alunos, número que ainda pode crescer até o começo das aulas. Por falar em 2020, já iniciamos o ano com a oferta da primeira turma do Curso de Ciência da Computação e a oferta do Curso de Psicologia no turno da tarde.

Na nossa Unidade, o desafio vai além da graduação. O Instituto de Educação Continuada se consolida a cada ano como a maior oferta de pós-graduação presencial do estado de Minas Gerais, estando presente em 13 cidades. Para o 1º semestre de 2020, organizamos a maior campanha da história do IEC. São mais de 500 cursos lato sensu – nosso principal produto – e cerca de 100 cursos de aperfeiçoamento – modalidade que tem ganhado espaço no portfólio.

Continuaremos inovando nas ofertas, áreas de conhecimento e projetos pedagógicos, sempre elaborados em consonância com as demandas do mercado de trabalho. Seguiremos investindo na oferta de disciplinas isoladas da pós-graduação presencial e o que configurar maior dinamismo e flexibilidade aos currículos, tendência que tem ocupado os projetos pedagógicos em desenvolvimento no IEC. Além disso, seguimos apostando na consolidação das novas operações do IEC em Montes Claros e Muriaé. Ressalto, também, a inauguração das novas instalações da pós-graduação presencial em Divinópolis – com uma localização mais estratégica na cidade. Outro salto importante na ampliação do acesso à pós-graduação da PUC Minas foi a parceria com a Intersector Incentivo à Educação. Agora, os alunos podem financiar o curso em até 48 vezes, o que amplia o acesso à graduação com a qualidade e a tradição da PUC Minas. 

Dando continuidade a esse plano de expansão da Unidade Praça da Liberdade, a pós-graduação continuará com a ampliação de nosso espaço físico, que no próximo ano contará com 20 novas salas de aula e quatro laboratórios de informática.

Em 2020, novas avaliações virão, novos desafios serão propostos e enfrentados, contudo, não mediremos esforços para concretizar os planejamentos da Unidade e garantir mais conquistas para a PUC Minas Praça da Liberdade.

Um feliz Natal e um próspero 2020.

 

Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle

Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade

Ações de Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa vem se tornando cada vez mais tradicional e importante na Unidade Praça da Liberdade. Diante disso, a Assessoria de Comunicação da Graduação e do IEC PUC Minas se organizaram para a realização de duas ações de conscientização sobre o câncer de mama.

Leia mais

Dia do Funcionário PUC Minas

Luiza Rocha
Café de confraternização após cinema comentado
Café de confraternização após cinema comentado

A comemoração do Dia do Funcionário PUC Minas e do Professor na Unidade Praça da Liberdade contou com dois dias de uma programação diversificada.

Leia mais

Meeting com a Diretoria Acadêmica

Tendo em vista o aprimoramento constante da Unidade Praça da Liberdade, a diretora acadêmica da unidade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, promove semestralmente o Meeting com a Diretoria Acadêmica. A iniciativa visa convidar os representantes de turma de todos os períodos e cursos para uma conversa sobre os processos acadêmicos da unidade.

Leia mais

Luiza Rocha
Diretora acadêmica conversa com alunos
Diretora acadêmica conversa com alunos

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Praça da Liberdade
Entre em contato: comunicacao.praca@pucminas.br