Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Betim

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro e dezembro de 2019 - nº 24

Palavra do pró-reitor adjunto

Um ano de conquistas e reconhecimentos

Raphael Calixto

Encerramos mais um ciclo na PUC Minas Betim: este foi um ano de inúmeros desafios, mas, também, de muitas conquistas para nossa Universidade – e, hoje, é sobre elas que quero falar. Isto porque, no cenário de muitas destas conquistas, nosso Campus foi um dos protagonistas.

Uma notícia que muito nos honrou foi o recebimento do Selo de Acreditação do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que conferiu um certificado de excelência no ensino do curso desta área nos campi Betim e Poços de Caldas. O selo, para nós é um orgulho, pois é uma referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. É importante ressaltar, ainda, que a PUC Minas foi a primeira instituição privada do país a deter o selo.

Também neste ano, o Curso de Medicina recebeu um selo, conferido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, por meio do Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Educação Médica. O selo atesta a qualidade do ensino médico no Brasil nas áreas de gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional.

 Além dessas, outras notícias também alegraram nossos corações: a Universidade entrou para o ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education, sendo a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte dessa lista, que conta com outras cinco universidades mineiras.

Agradeço a todos os integrantes da PUC Minas Betim pelos os esforços em busca do cumprimento daquilo que nos propomos a ser: uma Universidade que preza pela técnica aliada ao humanismo e ao comprometimento com o bem comum.

Findando este semestre letivo, peço a todos que revigorem suas energias, pois, no ano que vem, teremos mais razões para comemorar. Um delas, especial: em 2020, nosso Campus completa 25 anos de atuação.

 

Abraço fraterno,

Eugenio Batista Leite

Prevenção: Reunião discute segurança na região

Lorena Scafutto
Tenente-coronel apresenta balanço das atividades da Polícia Militar
Tenente-coronel apresenta balanço das atividades da Polícia Militar

A PUC Minas Betim recebeu, em novembro, o comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar de Betim, o tenente-coronel Alexandre Alves Gontijo. O objetivo do encontro foi dar continuidade às discussões de segurança no entorno do Campus e assistir à prestação de contas sobre a violência na região.

De acordo com o tenente-coronel, de janeiro de 2018 a novembro de 2019, a região do Campus Betim registrou uma diminuição de 51,35% em casos de roubo, e 400% de furtos a veículos. Somente neste ano, a PM realizou 899 operações policiais na região.

“A parceria que temos com a PM é muito importante, principalmente em relação às ações preventivas. Há mais de dois anos os militares fazem patrulhamento diário em nossa região, além do posto da PM instalado ao lado da Universidade. Isso traz segurança para a comunidade em geral, além de nossos alunos, professores e funcionários”, ressalta a diretora acadêmica, Cláudia Venturini.

Participaram da reunião os colegiados dos cursos e os gestores de setores do Campus Betim.

Gestão: Diversas atividades marcam o lançamento da PUC Carreiras em Betim

Para comemorar o início das atividades da PUC Carreiras, foram realizadas diversas atividades na PUC Minas. A solenidade de lançamento oficial aconteceu no dia 13 de novembro, às 17h, no auditório 3 do prédio 43, no Campus Coração Eucarístico, mas os campi e unidades também realizaram suas respectivas atividades.

Em Betim, as atividades aconteceram nos dias 6 e 7 de novembro, com palestra sobre Gestão da Própria Carreira e as intervenções culturais:  teatro, PUC Dá Alegria e apresentação do Grupo Sarandeiros.

De acordo com a diretora acadêmica do Campus, professora Claudia Venturini, a PUC Carreiras cria oportunidades para os discentes, pois auxilia o processo de planejar, executar e acompanhar as ações relacionadas à carreira profissional. “Esta é uma conquista para toda a Universidade, pois é mais uma ferramenta para auxiliar os nossos alunos a alcançarem seus objetivos profissionais, por meio de oportunidades de emprego e de gestão da carreira”, aponta a diretora acadêmica.

Thaís Gonçalves
Programação contou com palestra sobre gestão de carreira
Programação contou com palestra sobre gestão de carreira

CIPA: Membros são eleitos e tomam posse em Betim

Lorena Scafutto
Cipa promove diversas ações sobre saúde, como o Outubro Rosa
Cipa promove diversas ações sobre saúde, como o Outubro Rosa

O Campus Betim já conhece os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) que irão conduzir a gestão 2019/2020.

As normas da Cipa são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo ao item 5.16 da NR-05, entre as atribuições da Cipa, estão: identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.

Conheça a nova gestão.

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Betim
Entre em contato: comunicacaopucbetim@pucminas.br