Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro/Outubro de 2019 - nº 33

Mensagem do Reitor

Um só corpo, um só espírito

Não nos parece exagero afirmar que, especialmente na última década, o cenário da educação superior particular e comunitária no Brasil se reconfigurou. Por um lado, o número de estabelecimentos de ensino superior privado com fins lucrativos ampliou-se e assim também, consequentemente, se deu com a oferta de vagas. São empresas de educação, algumas delas resultado de fusões e aquisições que envolvem valores milionários e até bilionários. Este aumento das instituições privadas com fins lucrativos impactou as instituições superiores privadas-comunitárias, sem fins lucrativos, cujos resultados são aplicados nelas mesmas, em seu desenvolvimento institucional, no aperfeiçoamento de seus instrumentos e projetos educacionais. Por outro lado, a prolongada e agravada crise econômica tem impedido aqueles que querem buscar uma formação em instituições de ensino sérias e efetivamente comprometidas com a educação de qualidade. Somam-se a tudo isso, agora em 2019, as reiteradas manifestações e decisões do atual governo de não priorizar a educação superior em termos de investimentos e no conjunto de sua atuação. Neste campo, reconhecemos também a grande dificuldade das instituições de ensino superior públicas.

É neste cenário, e movida pela urgência de tantos desafios na atualidade, que a PUC Minas estabeleceu para o ano de 2020 mudanças importantes em seus cursos de graduação, que visam, acima de tudo, oportunizar que mais alunos possam estar conosco nesse grande projeto educacional. E temos realizado alterações importantes: o fim do vestibular do meio de ano e a adoção do processo seletivo contínuo, agora simplificado; a introdução do Programa de Bolsa Social e de nova política de financiamento e, mais recentemente, a decisão, que entrará em vigor no primeiro semestre de 2020, do Calendário com 20 semanas de aula para a graduação, que terá impacto direto na redução dos valores de mensalidades da maioria dos cursos.

A Universidade tem procurado, também, ser mais efetiva em suas práticas de mercado e das demandas da sociedade. Adotamos metodologias que têm nos permitido uma leitura mais aprofundada e atual das tendências do mundo do trabalho, a partir das quais definimos nossas ofertas e todo o conjunto de nosso portfólio de graduação e pós-graduação. Avançamos na qualificação de nosso marketing digital; na assertividade de nosso discurso publicitário e práticas de relacionamento com nossos públicos de interesse.

Creio ser justo afirmar que a Reitoria da PUC Minas, com o trabalho de suas assessorias acadêmica, de planejamento, de comunicação e de marketing, tem se desdobrado para que ainda mais tenhamos uma Universidade contemporânea e que responda com rapidez e de modo estratégico às importantes reconfigurações que o setor de ensino superior privado-comunitário vem experimentando.

Mas esta caminhada está contando também – e deve contar sempre mais – com o apoio de outros setores da Universidade. Os gestores acadêmicos e o conjunto dos professores já compreenderam que o sucesso das medidas mencionadas depende, antes, da qualidade dos cursos que ofertamos. Isso é que tem referenciado a PUC Minas como a maior e melhor Universidade de Minas Gerais e uma das mais respeitadas do Brasil. Só é possível garantir ensino de qualidade com a busca da melhor aula; uma formação atualizada e em sintonia com as tendências do trabalho profissional e o compromisso com a pesquisa e a extensão e, principalmente, o respeito e valorização cotidiana do aluno.

A PUC Minas, nesses 60 anos, construiu-se a partir das respostas ao chamado para contribuir com a formação de profissionais críticos e cidadãos esclarecidos – e do enfrentamento das dificuldades e obstáculos que surgiram nessa riquíssima história. As alterações que mencionamos acima têm o objetivo de garantir sustentabilidade à Universidade, para que ela continue a trilhar este iluminado caminho. Para tanto, é imprescindível que gestores, professores, funcionários técnico-administrativos e alunos estejam em comunhão com o propósito de fazermos da PUC Minas uma Universidade cada vez melhor.

Nesse sentido, é preciso darmos respostas mais contundentes aos desafios atuais, fazendo com que a lucidez, a obstinação, a assertividade de nossas práticas educacionais e o compromisso inarredável com a qualidade sejam o norte de nossa vida acadêmica. Ao fazermos isso, cada um em seu papel, em sua potência e em seu verdadeiro comprometimento com a PUC Minas, estaremos constituindo um só corpo, movidos pelo mesmo espírito.

E este é nosso convite: sigamos construindo a PUC Minas que queremos.                   

 

            Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

            Reitor da PUC Minas

            Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom Walmor e Dom Mol se manifestam sobre o falecimento do Cardeal Dom Serafim

Arquivo PUC Minas
Dom Serafim foi reitor da PUC Minas de 1960 a 1981
Dom Serafim foi reitor da PUC Minas de 1960 a 1981

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, se manifestaram, no dia 8 de outubro, sobre o falecimento do arcebispo emérito de Belo Horizonte, Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Leia mais

Missa celebra o Dia do Professor e Dia do Funcionário Técnico-administrativo

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, celebrará missa, nesta quarta-feira, 16 de outubro, por ocasião do Dia do Funcionário Técnico-administrativo (14 de outubro) e Dia do Professor (15 de outubro). A celebração será às 18h, no Teatro João Paulo II, aberta a toda a comunidade universitária.

Leia mais

Raphael Calixto
A celebração será nesta quarta, às 18h, no Teatro João Paulo II
A celebração será nesta quarta, às 18h, no Teatro João Paulo II

Dom Mol participa de audiência pública sobre PEC 133 na Comissão de Educação do Senado

Arquivo/Raphael Calixto
Para Dom Mol, é equívoco grave o Estado cobrar das instituições filantrópicas a cota patronal da folha salarial para buscar resolver os problemas da Previdência
Para Dom Mol, é equívoco grave o Estado cobrar das instituições filantrópicas a cota patronal da folha salarial para buscar resolver os problemas da Previdência

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na 49ª sessão extraordinária da Comissão da Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.  A sessão ocorreu no dia 1º de outubro. Em sua intervenção, Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, disse ser um equívoco grave o Estado cobrar das instituições filantrópicas a cota patronal da folha salarial para buscar resolver os problemas da Previdência. Sobretudo porque a imunidade fiscal, assegurada pela Constituição Federal de 1988, de que gozam as entidades filantrópicas, representa apenas 2.5% do total do montante arrecadado pela Previdência. "Se nós estamos tratando de um equívoco, penso que, sob o ponto de vista ético e moral, deveríamos caminhar a passos largos para tentar de fato sanar o problema de modo a não prejudicar milhões de pessoas no campo da educação e da saúde", disse.

Leia mais

O Sínodo da Amazônia é tema de mesa-redonda, com presença de Dom Mol

"Estamos vivendo um momento de mudança eclesial na Igreja. Com isso, temos a certeza do desejo do Papa Francisco, de ter uma Igreja sinodal, que cresce em favor da humanidade. Aqui fica um pensamento importante: para seguir em frente, como uma Igreja em Saída, precisamos descolonizar as nossas mentes." Com essa afirmação, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, iniciou sua fala na mesa-redonda Papa Francisco e o Sínodo da Amazônia, realizada na noite de 24 de setembro, no auditório do Museu de Ciências Naturais, no Campus Coração Eucarístico. 

Leia mais

Anima PUC Minas
Os professores Paulo Agostinho, reitor Dom Mol e César Kuzma
Os professores Paulo Agostinho, reitor Dom Mol e César Kuzma

Dom Mol conduz roda de conversa no Campus Poços de Caldas

Maressa Basso
Dom Mol falou sobre fraternidade e políticas públicas
Dom Mol falou sobre fraternidade e políticas públicas

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, esteve no Campus Poços de Caldas no dia 27 de setembro, onde celebrou missa em homenagem aos professores e funcionários no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino

Leia mais

Reitor da PUC Minas recebe Ciro Gomes

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, no dia 16 de setembro, a visita de Ciro Gomes. O ex-candidato à Presidência da República (PDT) esteve no Campus Coração Eucarístico para proferir aula inaugural do Curso de Direito com o tema Direito, Emprego e Desenvolvimento.

Leia mais

Raphael Calixto
Os professores Guilherme Colen, Wilba Bernardes, Alice Birchal, Dom Mol, Ciro Gomes e sua esposa Giselle Bezerra, e o deputado Mário Heringuer
Os professores Guilherme Colen, Wilba Bernardes, Alice Birchal, Dom Mol, Ciro Gomes e sua esposa Giselle Bezerra, e o deputado Mário Heringuer

Café com Anima: ensino humanístico cristão na Universidade

Camila Moreira
Padre Áureo Nogueira, Dom Joaquim Mol e padre Evandro Campos
Padre Áureo Nogueira, Dom Joaquim Mol e padre Evandro Campos

"Estamos vivendo dias extremamente delicados no país. São cortes de bolsas, cortes de verbas, é uma crescente onda de estrangulamentos, de pouca sensibilidade nas universidades públicas. Porém, em meio a tudo isso, precisamos manter firme a nossa fé, não desistir nunca, ter ânimo para seguir em frente e passar por essa fase ruim", afirmou o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que foi convidado a falar sobre o ensino humanístico cristão na Universidade durante a abertura da segunda edição do Café com Anima, no dia 10 de setembro, no Campus Coração Eucarístico.

Leia mais

I Seminário de Pastoral – Anec MG

O I Seminário de Pastoral – Anec MG reuniu educadores de escolas católicas da região metropolitana e do interior do Estado, no dia 6 de setembro, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. Dom Mol observou a importância de se fazer uma escola favorável para o crescimento daqueles que a frequenta. Dirigindo-se aos presentes, disse que "nós não temos outra alternativa a não ser esta de estarmos juntos", referindo-se à  particularidade dos tempos que vivemos hoje.

Leia mais

Pâmella Ribeiro
O padre Márcio Souza, o reitor Dom Joaquim Mol, Dom João Justino, Irmã Cláudia Chesini e o professor Clóvis Oliveira
O padre Márcio Souza, o reitor Dom Joaquim Mol, Dom João Justino, Irmã Cláudia Chesini e o professor Clóvis Oliveira

15 anos da Comissão Própria de Avaliação – CPA

Pâmella Ribeiro
Os professores Sérgio Hanriot, Maria Inês Martins, Dom Mol, Wanderley Chieppe e Maria Carolina Tomás
Os professores Sérgio Hanriot, Maria Inês Martins, Dom Mol, Wanderley Chieppe e Maria Carolina Tomás

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PUC Minas completou 15 anos. Para celebrar a data, foi realizada solenidade no dia 23 de agosto, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico, com a presença de professores, alunos e funcionários técnico-administrativos.

A solenidade teve a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; dos professores Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação, Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão, e a presidente da CPA, professora Maria Carolina Tomás.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br