Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio/Junho de 2019 - nº 33

Integração que faz bem

Janaína Soares


Buscando realizar ações para tornar a rotina mais agradável, a Pró-reitoria sempre tenta promover momentos de integração entre professores e funcionários, proporcionando atividades que facilitam o trabalho, reforçando, assim,  não só a importância de somar forças para conquistar resultados, mas também para garantir o bem-estar da comunidade acadêmica.

A reunião de gestores, que acontece periodicamente entre os chefes de setores, e a reunião mensal com os coordenadores dos cursos são ótimos meios para alinhar o trabalho que vem sendo feito na Unidade Barreiro, melhorando a comunicação, compartilhando demandas e fortalecendo a importância de se trabalhar em equipe.

A integração acontece também em comemorações de aniversário e de finais de semestre, que são ótimos momentos para conhecer os colegas de outros setores, além de ser um instante de descontração.

Não posso deixar de mencionar os eventos culturais, como os Concertos Dominicais e o Terça e Tal, que além de serem produzidos para a comunidade acadêmica, são oportunidades de trazermos nossos amigos e familiares para o nosso local de trabalho.

Mais uma vez reforço o convite a todos para, além de participarem mais ativamente dos eventos da Instituição, darem sugestões de novas ações, pois assim poderemos , juntos, sempre apoiar e fortalecer as relações internas na PUC Minas Barreiro.

Professora Lucila Ishitani
Pró-reitora Adjunta
PUC Minas Barreiro

Concerto Dominical na PUC Minas Barreiro

Júlia Mascarenhas
Orquestra Jovem Vallourec se apresentou na 2º edição dos Concetos Dominicais na Unidade Barreiro
Orquestra Jovem Vallourec se apresentou na 2º edição dos Concetos Dominicais na Unidade Barreiro

A PUC Minas Barreiro promoveu, em parceria com a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade, os Concertos Dominicais Peter Lund no dia 5 de maio, no auditório do prédio 5.

O evento contou com a Orquestra Jovem Vallourec, banda composta por 31 músicos, que apresentou músicas eruditas, populares, nacionais, internacionais e até e composição de autoria de um dos integrantes da Orquestra.

De acordo com a pró-reitora da Unidade, professora Lucila Ishitani, o evento “foi lindo: pela beleza do repertório, pelo prazer de ouvir a interpretação sensível dos músicos, pelo exemplo e inspiração que esses jovens integrantes da orquestra trazem para a nossa sociedade. É um evento que tem que ser estimulado e cada vez mais prestigiado”.

Diretora acadêmica é agraciada com Medalha da Inconfidência

A professora Myrna Pimenta de Figueiredo, diretora acadêmica da Unidade Barreiro, foi agraciada com a Medalha da Inconfidência, no domingo, 21 de abril, em Ouro Preto (MG), concedida pelo governo do Estado. Membro do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, também indicou outros nomes para receber a comenda. Foram agraciados com a Grande Medalha o Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais e Heley de Abreu Silva Batista, professora que salvou pelo menos 25 crianças no incêndio da creche Gente Inocente em Janaúba, em 2017.

Criada pela Lei nº 882, de 28 de julho de 1952 no Governo de Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é entregue no dia 21 de abril àqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e valorização de Minas Gerais. Por indicação do Conselho Permanente, a Medalha é concedida nos graus: Grande Colar da Inconfidência, Grande Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra da Inconfidência e Medalha da Inconfidência.

Além da professora Myrna, a diretora de infraestrutura da PUC Minas, Edviges Maria Rabelo, também foi agraciada com a Medalha da Inconfidência.

Tenda da Leitura acontecerá nos dias 4 e 5 de junho na Unidade

A Pró-reitoria Adjunta e a Diretoria Acadêmica da PUC Minas Barreiro realizarão, nos dias 4 e 5 de junho, uma nova edição do projeto Tenda da Leitura, no corredor central da Unidade.

O projeto, aberto ao público e realizado gratuitamente para toda a comunidade, busca, de forma lúdica, estimular a leitura entre os mais variados públicos e incentivar a circulação de livros, transmitindo, desta forma, novos sonhos e conhecimentos. No dia do evento, basta o participante trazer a quantidade de livros que deseja trocar, para realizar a permuta.

Confira os horários de evento:

04 de junho:
- 10h às 12h
- 14h às 16h
- 18h às 20h

05 de junho:
- 8h30 às 12h
- 18h às 20h

Tenda da Leitura é uma realização da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade (Secac), por meio da PUC Minas Barreiro.

Mais informações pelo telefone (31) 3328-9502 ou pelo e-mail comunicbar@pucminas.br.

 

Júlia Mascarenhas
7ª edição do evento na Unidade Barreiro acontecerá no ínicio do mês de junho
7ª edição do evento na Unidade Barreiro acontecerá no ínicio do mês de junho

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Barreiro

Entre em contato: comunicbar@pucminas.br