Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta da Praça da Liberdade

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Abril | Maio - nº 2

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Valorização constante do ensino

Marcos Figueiredo

O ano de 2018 tem sido um grande marco para a PUC Minas Praça da Liberdade, com importantes mudanças e novidades para a Unidade. Podemos, por exemplo, ressaltar a inauguração do nosso Auditório Liberdade, um espaço amplo e moderno para a realização dos eventos da Unidade. Para a ocasião, contamos com as ilustres presenças do grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, além de outros membros da Administração Superior da Instituição. Na mesma data, foi realizada também a entrega simbólica do Prédio 1, o Edifício Dom Cabral, espaço que representa o ponto de início da Unidade Praça da Liberdade e que agora conta com uma infraestrutura diferenciada e mais atual, em busca do bem-estar de toda a comunidade acadêmica que por ali passa.

Além disso, no que se refere à Educação Continuada, estamos presenciando o crescimento exponencial do IEC PUC Minas que, em sinergia com o desenvolvimento da graduação, vem apresentando evolução significativa nos últimos semestres. Para se ter uma ideia, a ocupação do IEC na Praça, se comparada com os últimos cinco anos, apresentou um crescimento de 200% em relação aos andares ocupados e de 138% no que se refere ao número de salas de aulas ocupadas, sendo 33 andares e 81 salas atualmente.

A expansão da pós-graduação também acontece de maneira expressiva no interior de Minas Gerais, já estando presente em oito cidades. O destaque fica para a mais recente parceria, realizada com o Colégio Nossa Senhora de Nazaré, em Conselheiro Lafaiete, que já apresenta seis novas turmas só no primeiro semestre de 2018.

Esses e outros motivos só reforçam o grande potencial da Unidade em relação ao seu mercado de atuação e sua constante busca por melhorias que agreguem valor ao ensino que é ofertado.

 

Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade

Implantação de Comunicação Interna na Unidade

A PUC Minas Praça da Liberdade, por meio da Secretaria de Comunicação da Universidade, está dando continuidade ao projeto de implantação da Comunicação Interna na Unidade em 2018. O Programa visa, principalmente, melhorias no clima organizacional e a integração entre os funcionários da Unidade Praça da Liberdade, englobando os colaboradores da Graduação e do IEC, fazendo com que os colaboradores sintam-se parte da organização. 

Como parte da implantação, foram feitas pesquisas de clima junto ao corpo técnico-administrativo da Unidade e, após análise dos dados, o diagnóstico foi apresentado a todos pelo secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck. Também foi instituído um Comitê de Comunicação Interna da Unidade, que irá se reunir periodicamente para propor e avaliar propostas e ações que resultem em uma evolução da comunicação interna da Unidade. O comitê é composto por membros do corpo técnico-administrativo e do corpo docente da PUC Minas Praça da Liberdade.

 

Reunião com os supervisores de setores

Como forma de obter auxílio de qualidade para a boa gestão da Unidade, a Pró-Reitoria Adjunta da PUC Minas Praça da Liberdade se reúne mensalmente com os supervisores de setores. Por meio dessas reuniões, a Pró-Reitoria Adjunta promove a horizontalização do fluxo de decisões que competem à Unidade, incentivando a autonomia e, por conseguinte, maior responsabilidade aos supervisores, visando à otimização dos direcionamentos estratégicos que podem ser praticados na Unidade.

As reuniões também são momentos em que são avaliados novos procedimentos e ações, assim como são oportunas para revisões e acompanhamentos de processos administrativos já existentes. Além do pró-reitor adjunto e da diretora acadêmica, participam das reuniões os supervisores dos setores Apoio Comunitário, Assessoria de Comunicação, Biblioteca, Estágio, Financeiro, Informática, Infraestrutura e Secretaria Acadêmica.

Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2017/2018

Entre os dias 11 e 13 de abril, os colaboradores da Graduação e do IEC PUC Minas participaram da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2017/2018, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unidade Praça da Liberdade, com apoio da Pró-Reitoria Adjunta.

O evento anual tem como principal objetivo orientar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Para disseminar a informação entre os funcionários, a Sipat 2017/2018 contou com uma programação extensa e diversificada, apresentando debates voltados para a temática proposta, como a palestra Saúde e segurança no local de trabalho, explanado pelo diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professor Raul de Barros Neto.

 

Leia mais

Luiza Rocha
Integrantes da Cipa preparam semana com diversas palestras para os colaboradores
Integrantes da Cipa preparam semana com diversas palestras para os colaboradores

Unidade Praça da Liberdade participa da 20º edição do PUC Aberta

Luiza Rocha
Estande da Unidade na Feira dos Cursos da Graduação
Estande da Unidade na Feira dos Cursos da Graduação

Comemorando a 20º edição, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de maio, o PUC Aberta do Campus Coração Eucarístico contou com a presença de um estande institucional da Unidade Praça da Liberdade na Feira dos Cursos da Graduação, com a participação da Assessoria de Comunicação na divulgação da Unidade.

Durante os quatro dias de evento, a equipe da Assessoria apresentou aos alunos do ensino médio e cursos pré-vestibulares que visitaram a Feira as possibilidades de ingresso e os cursos ofertados na Praça da Liberdade.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Praça da Liberdade
Entre em contato: comunicacao.praca@pucminas.br