Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2018 - nº 30

Mensagem do Reitor

Enfrentar corajosamente os desafios

Por quase unanimidade, os membros do Conselho Universitário da PUC Minas aprovaram no mês de agosto ajustes e alterações do Estatuto da Universidade. São mudanças importantes que têm, entre outros, o objetivo de estabelecer melhores e mais ágeis condições à administração e gestão da PUC Minas.

Apesar de não se poder desconhecê-lo, não foi apenas o difícil momento que vivemos no ensino superior privado – em termos da grave queda de demanda e crescimento da concorrência – que motivou a Reitoria da PUC Minas a propor ao Conselho tais alterações. O cotidiano da gestão da Universidade vinha nos mostrando, já há algum tempo, que é imprescindível termos condições de darmos, com mais agilidade e efetividade, respostas aos desafios conjunturais, mas também às mudanças estruturais nas lógicas e nos processos da educação superior na atualidade.

As referidas alterações propiciarão aos gestores acadêmicos e administrativos da PUC Minas proporem projetos e medidas e atuarem de modo mais sistêmico, estruturante e imediato em termos das definições das decisões e rumos que o momento exige e de que a Universidade tanto precisa. Todos sabemos que, muitas vezes, decisões como a criação de um novo curso ou descontinuidade de outro, que já há vários semestres vinha definhando, arrastavam-se demasiadamente, com sérios prejuízos para a Instituição e insegurança e desgastes de toda ordem para a comunidade acadêmica.

Nesse sentido, é importante esclarecer que os espaços de debate, de proposição, de críticas e questionamentos nos âmbitos dos corpos docente e discente estão totalmente preservados.

Somos convictos de que tais manifestações e possibilidades de diálogo oxigenam e mostram-se vitais para a Universidade. Mas não podemos deixar de admitir que as dinâmicas, definidas estatutariamente, que até então presidiam nossa vida institucional, impediam que a Universidade avançasse em termos de uma inadiável modernização administrativa, além de colocarem-se, muitas vezes, como obstáculos e empecilhos para a gestão de seus processos ordinários.

O primeiro semestre de 2018 foi marcado por medidas graves e difíceis em termos do redimensionamento da Universidade. Nenhum dos setores que foram descontinuados ou sofreram ajustes em sua estrutura era prescindível. Mas estabelecer prioridades é uma das exigências do agir administrativo. E temos certeza de que a comunidade acadêmica tem a compreensão de que, seja em termos das alterações efetivadas no nosso documento maior, o Estatuto, seja no que se refere às medidas de redimensionamento da Universidade, o que nos move é a busca da perenidade de nossa PUC Minas que, em 2018, completa 60 anos de fundação. É preciso sermos responsáveis e arrojados no presente para garantirmos um futuro no qual preservemos o ensino de qualidade e compromisso com a sociedade que marcaram até aqui nossa bela história.


Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas

Dom Walmor recebe o Prêmio Cidadania

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebeu, na última sexta-feira, 17 de agosto, o Prêmio Cidadania, concedido pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig). A homenagem ocorreu durante a Conferência Anual da entidade (Conect), em parceria com a Confederação Nacional de Fundações. A premiação tem por objetivo destacar as personalidades mineiras que inspiram boas ações, comportamentos sustentáveis e conduta exemplar no exercício de suas atividades profissionais ou voluntárias.

Leia mais

Bispo da Diocese de Quixadá visita a Universidade

Raphael Calixto
Bispo foi recebido por membros da administração superior da Universidade
Bispo foi recebido por membros da administração superior da Universidade

No dia 3 de agosto, a Reitoria recebeu o bispo da Diocese de Quixadá (CE), Dom Angelo Pignoli, para conhecer o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a estrutura da Universidade. A Diocese de Quixadá é mantenedora da Faculdade Católica Rainha do Sertão. A visita de Dom Angelo teve o objetivo de trocar experiências sobre gestão de instituições de ensino. Dom Angelo foi recebido pelo reitor da PUC Minas, pelo pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, pelo secretário de Planejamento, professor Carlos Barreto Ribas, e pelo pró-reitor do Campus Betim, professor Eugênio Batista Leite.

PUC Minas inaugura Curso de Medicina no Campus Contagem

No dia 1º de agosto aconteceu a solenidade de inauguração da primeira turma do Curso de Medicina ofertado no Campus Contagem, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. ''Eu queria desejar que vocês todos sejam acometidos pela empatia, de modo que não deixem nunca de considerar a pessoa humana. A vocação desta turma, portanto, é a vocação de abrir caminhos. Mas, sobretudo, gostaria de recomendar que vocês aprendam o que já andam aprendendo na vida, que é pensar e sentir. De modo que, pensando e sentindo, vocês não só se mantenham inteiros durante todo o curso, mas inteiros e felizes para poder servir bem ao povo brasileiro na área da saúde'', foram os votos de Dom Joaquim Mol. O evento ocorreu no Teatro Padre de Man, localizado no Campus.

Leia mais

Raphael Calixto
Dom Mol alertou para a importância da empatia no exercício da Medicina
Dom Mol alertou para a importância da empatia no exercício da Medicina

Comissão planeja ações em comemoração aos 60 anos da PUC Minas

Celebrações, palestras e atividades culturais são as ações em planejamento pela comissão designada pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para as comemorações dos 60 anos da Universidade. Entre as atividades, o Campus Coração Eucarístico e os outros nove campi e unidades recebem, em setembro, exposição de fotos antigas. No Campus Coração Eucarístico, a mostra será inaugurada no dia 25 de setembro, e nas unidades e campi, a partir da última semana de setembro, permanecendo até o fim do ano. São fotos que retratam a história da Universidade, pertencentes ao acervo do Centro de Memória e da Secretaria de Comunicação. Ao todo serão 10 espaços de exposição.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br