Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2017 - nº 29

Mensagem do Reitor

Por uma vida solidária e não fascista

É muito incômoda a sensação de que tivemos mais um ano em nosso País em que trabalhamos muito mais para chegarmos a resultados pouco contundentes e que nos deixam a sensação de terem ficado bem aquém da energia empregada e de nossa entrega e dedicação. Refiro-me ao sentimento de que a consolidação, avanço e ampliação de nossos projetos tiveram que ceder lugar, forçosamente, a rearranjos de natureza econômica e financeira para garantirmos sua sobrevivência e continuidade em patamares aceitáveis. E esta é a sensação em vários setores da vida social.

Já seguimos para uma crise que se alonga por mais de meia década e, ainda, sem sinais críveis de superação. O que nos impõe um olhar ainda mais cuidadoso para o ano que se aproxima. Buscarmos, por um lado, rigor ainda maior no controle de processos e critérios mais refinados para o atingimento de nossas metas. Por outro lado, compreendermos que é no presente que garantimos a perenidade de nossa Instituição, salvaguardando sua intocável missão de educar, contribuindo para uma formação humanista com base em valores da ética e da solidariedade. 

Num cenário mais amplo, vimos, em 2017, a desconstrução de importantes políticas sociais, o retrocesso em termos de soluções conquistadas anteriormente de defesa de pobres e marginalizados e, mais grave ainda, o assanhamento de intolerâncias de diversos tipos que nos colocam em xeque como sociedade que se deseja mais justa e cidadã. 

Por isso mesmo, é imperativo que saiamos de um certo comodismo, um certo desânimo que vem se disseminando na sociedade brasileira. Hora de superar o discurso da criminalização da política, perceber que podemos atuar, sob a perspectiva comunitária, na micropolítica, na nossa rotina diária, no nosso próprio local de trabalho.

Neste momento em que a descrença nos políticos tem sido a tônica do cotidiano no país e a apatia tende a paralisar nossas ações, é urgente privilegiar valores antagônicos ao individualismo, como a cidadania e a solidariedade, e atender ao justo chamado para que nos tornemos mais cooperativos, participantes e corresponsáveis pelas mudanças necessárias à construção de uma sociedade melhor.

No âmbito da PUC Minas, muitos são os projetos – só na extensão são mais de 100, que beneficiam direta e indiretamente mais de 90 mil pessoas –   em que é possível atuar positivamente no sentido de transformar a realidade daqueles que são sistematicamente excluídos de quaisquer políticas mínimas de saúde, habitação, educação, enfim, de bem-estar.

Não perder de vista que é exatamente o senso da solidariedade, da tolerância e da Misericórdia que impedem que nos afastemos do eixo que é a busca do bem e a defesa do próximo como o sentido principal de toda a existência cristã. Não perdermos a consciência de que a sociedade civil, o mundo econômico e a turbulenta, mas necessária, vida política impõem aos projetos coletivos muitas vezes obstáculos complexos e mesmo injustos, mas que é nesse cenário de grandes adversidades da vida social e dos cotidianos desafios que devem brotar as soluções comunitárias, a abertura à diversidade, a abertura ao outro e o acolhimento aos que mais sofrem. Lutar, exemplarmente, por uma vida não fascista.

Que neste final de ano possamos, de fato, nos pautar pelo ânimo transformador que tanto requer a tarefa da educação, recarregando nossas energias para superar os  desafios  e atuar  em favor do outro,  no sentido mais profundo que guarda a palavra solidariedade. 

 


Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

PUC Minas oferece Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas

Arquivo PUC Minas
São oferecidas 50 vagas já para este semestre
São oferecidas 50 vagas já para este semestre

A PUC Minas vai oferecer o Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas, no Sul do Estado, já a partir deste segundo semestre de 2017, com 50 vagas para este semestre. As inscrições, pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2016, estarão abertas a partir desta sexta-feira, 1º de dezembro, até o dia 11 desse mês, pela internet, no pucminas.br. O valor da inscrição é R$65. No 1º semestre de 2018, outras 50 vagas serão ofertadas.

Leia mais

Celebração Eucarística para o Natal

No dia 15 de dezembro, haverá celebração eucarística em preparação para o Natal e abertura do Ano Jubilar da PUC Minas. Será presidida pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 9h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico. A celebração é uma organização da Pastoral Universitária e do Anima – Sistema Avançado de Formação. Outras informações: (31) 3319-4327.

Marcos Figueiredo
Dom Walmor presidirá a celebração no dia 15 de dezembro
Dom Walmor presidirá a celebração no dia 15 de dezembro

4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Raphael Calixto
Dom Mol: a solidariedade precisa sair do interior de cada um e ser traduzida em ações concretas
Dom Mol: a solidariedade precisa sair do interior de cada um e ser traduzida em ações concretas

Durante a abertura do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, no dia 25 de novembro, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus  Coração Eucarístico, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, disse que a solidariedade precisa sair do interior de cada um e ser traduzida em ações concretas, para a transformação da sociedade. Ele mostrou como a solidariedade, dentro da dimensão social e política da fé cristã, se encaixa no projeto da Arquidiocese de Belo Horizonte, denominado Proclamar a Palavra, temática de sua palestra.

Leia mais

PUC Minas obtém desempenho positivo no IGC 2016

A PUC Minas obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC), referente ao Ciclo Avaliativo de  2016, quando foram avaliados 16 cursos de graduação da Universidade. O resultado dessa avaliação, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC,   está disponível para consulta  pública,  no sistema e-MEC, onde também estão publicados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade (CE) dos cursos avaliados.

Leia mais

Memória: 50 anos de morte de Dom Cabral

Em missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, no dia 15 de novembro, o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, reverenciou, de maneira especial, a memória de Dom Antônio dos Santos Cabral, falecido há 50 anos. Dom Cabral foi o idealizador da PUC Minas.

Leia mais

Recondução dos diretores da FMD, Ipuc, Faculdade de Psicologia e ICH

A partir de listas sêxtuplas eleitas pelas Assembleias da Faculdade Mineira de Direito (FMD), do Instituto Politécnico (Ipuc), da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Ciências Humanas (ICH), o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reconduziu ao cargo, a partir de 1º de fevereiro de 2018, os professores Guilherme Coelho Colen, como diretor da FMD, Attenister Tarcísio Rego, como diretor do Ipuc, Betânia Diniz Gonçalves, como diretora da Faculdade de Psicologia, e Carla Ferretti Santiago, como diretora do ICH. A data das posses será informada posteriormente.

Seminário O Ano do Centenário da Revolução Russa

No dia 30 de outubro, teve início, no Campus Coração Eucarístico, o Seminário O Ano do Centenário da Revolução Russa, com a presença da vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, representando o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A atividade teve a participação do embaixador da Rússia no Brasil, Sergei Akopov; do cônsul geral da Rússia, Vladimir Tomakov; do assessor de relações internacionais da Universidade da Amizade dos Povos da Rússia, professor Vladimir Timoshek; do decano da Faculdade de Economia da Universidade da Amizade dos Povos da Rússia, professor Yuri Mosseikin; do diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, professor Danny Zahreddine; e a assessora de Relações Internacionais da PUC Minas, professora Rita Louback.

Leia mais

Raphael Calixto
A vice-reitora (centro), professora Patrícia Bernardes, Danny Zahreddine, Yuri Moseikin, Sergei Akopov, Vladimir Tomakov, Vladimir Timoshek e Rita Louback
A vice-reitora (centro), professora Patrícia Bernardes, Danny Zahreddine, Yuri Moseikin, Sergei Akopov, Vladimir Tomakov, Vladimir Timoshek e Rita Louback

Professores da Universidade integrarão diretoria do Sinep-MG

Sinep-MG
Dom Walmor e Dom Mol, com os professores Sérgio Martins, Zuleica Ávila e Francisco Morales Cano
Dom Walmor e Dom Mol, com os professores Sérgio Martins, Zuleica Ávila e Francisco Morales Cano

No dia 27 de outubro, o professor Sérgio Silveira Martins, diretor de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e pró-reitor de Recursos Humanos da Universidade, foi eleito membro do Conselho Fiscal do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), para os anos de 2017 a 2021. O diretor executivo de Recursos Humanos da Universidade, professor Eudes Weber Porto, também comporá a nova diretoria do Sinep-MG como diretor suplente. A posse será no dia 7 de dezembro.

Leia mais

Importância da pesquisa é destacada no 25º Seminário de Iniciação Científica

O 25º Seminário de Iniciação Científica foi realizado no 26 de outubro, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. Nesta edição, foram comemorados os 25 anos ininterruptos do evento. O seminário, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), é tradicionalmente realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e integra o Calendário Acadêmico da PUC Minas.

Para o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, a iniciação científica é algo muito precioso no processo de ensino e de aprendizagem que se dá dentro de uma universidade, porque faz uma distinção saudável dos alunos.

Leia mais

Raphael Calixto
Dom Mol: a iniciação científica é algo muito precioso no processo de ensino e de aprendizagem que se dá dentro de uma universidade, porque faz uma distinção saudável dos alunos
Dom Mol: a iniciação científica é algo muito precioso no processo de ensino e de aprendizagem que se dá dentro de uma universidade, porque faz uma distinção saudável dos alunos

Dia do Funcionário

Raphael Calixto
Os professores Mozahir Salomão Bruck e Sérgio Silveira Martins e a presidente da Assuc, Emmanuele Silveira
Os professores Mozahir Salomão Bruck e Sérgio Silveira Martins e a presidente da Assuc, Emmanuele Silveira

No dia 18 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, atividades marcaram a comemoração do Dia do Funcionário da PUC Minas, data de 14 de outubro instituída pela Reitoria. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e pela Secretaria de Comunicação.

Na mesma data, foi celebrada pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, missa em ação de graças aos professores e funcionários.

Leia mais

Inaugurado o Centro de Excelência em Simulação Veicular

Primeiro em sua categoria instalado no hemisfério sul e o primeiro no mundo implantado em uma universidade, o SIMCenter, Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, o primeiro centro desse tipo na América Latina, foi inaugurado no dia 18 de outubro, no prédio 10 do Campus Coração Eucarístico.

O SIMCenter é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com investimentos resultantes da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia mais

Raphael Calixto
O reitor Dom Mol participou da simulação de dinâmica veicular, na inauguração do SIMCenter
O reitor Dom Mol participou da simulação de dinâmica veicular, na inauguração do SIMCenter

SMC e CSul assinam Protocolo de Intenções

Rossana Magri
A solenidade foi presidida pelo grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Palácio Cristo Rei
A solenidade foi presidida pelo grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Palácio Cristo Rei

“A PUC Minas e o Colégio Santa Maria, mantidos pela Sociedade Mineira de Cultura, quando se instalam em determinado lugar, instala-se ali a Arquidiocese de Belo Horizonte, com a forma e o rosto da educação”. A afirmação foi feita pelo reitor, professor Dom Mol, durante a solenidade de assinatura de Protocolo de Intenções, entre a CSul Desenvolvimento Urbano e a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas e do Colégio Santa Maria, para implantação de campus da Universidade e uma unidade do Colégio, a serem instalados na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana.

A assinatura do Protocolo de Intenções ocorreu no dia 5 de outubro, com a presença do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Sociedade Mineira de Cultura, e Maury Fonseca Bastos, presidente da CSul Desenvolvimento Urbano. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Cristo Rei, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br