|
|
Com a proximidade do encerramento das atividades acadêmicas e administrativas de 2015, é oportuno fazermos o balanço das nossas realizações, resultado da seriedade do trabalho desenvolvido por professores e funcionários.
Foi com grande alegria que inauguramos o Centro de Espiritualidade Jesus Mestre, destinado ao atendimento da comunidade acadêmica e ao desenvolvimento das atividades da Ação Pastoral na unidade.
Recebemos o conceito 4 e o reconhecimento do Curso de Engenharia Civil pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, mantendo a rotina dos cursos da Universidade de serem muito bem avaliados desde a implantação do processo de avaliação institucional.
Em setembro, realizamos a VII Semana de Ciência, Arte e Política, que tratou do tema Mundo por Vir, sob os vários prismas das diversas áreas de conhecimento presentes na Unidade, e antecipou uma reflexão ampla sobre questões que se fazem presentes hoje. As discussões abordaram a complexidade do cenário atual e as práticas de criação de novas possibilidades de vida.
E em dezembro ainda contaremos com dois importantes momentos para a unidade. No dia 10, realizaremos o Natal do Beira Linha, festa destinada a crianças carentes de creches da região denominada Beira Linha, e preparada com carinho por funcionários e professores. Serão atendidas quase 600 crianças, de zero a 10 anos, que participam de atividades de lazer e, ao final da festa, recebem os presentes doados pelos padrinhos.
No dia 16 de dezembro, realizaremos a missa de encerramento do semestre no Centro de Espiritualidade Jesus Mestre e, em seguida, nos reuniremos em um momento de confraternização no Teatro.
Convidamos todos a participarem conosco dos eventos e desejamos um Natal de muita reflexão e um Ano Novo de muita paz e muita garra para enfrentar os desafios postos.
Sob a perspectiva do nosso País, não podemos negar que foi um ano muito preocupante e agora também um ano muito triste, maculado por um acidente de impactos ainda não totalmente contabilizados para o ambiente e para todos nós, o rompimento de barragem de rejeitos de minério em Mariana.
A instabilidade econômica, causada em parte por uma instabilidade política, trouxe um ambiente de incerteza para toda a população, repercutindo obviamente no segmento da educação e, particularmente na educação superior privada. Como não poderia deixar de ser, a nossa instituição sentiu os impactos decorrentes desse cenário e tomou atitudes para enfrentar e se posicionar frente a esta nova realidade. A implantação de uma nova unidade na região da Praça da Liberdade e o lançamento de novas turmas e cursos são as respostas de uma instituição que, diante de qualquer cenário, acredita no País e que o caminho para a solução dos problemas passa obrigatoriamente pela educação de qualidade de seu povo.
Nesse contexto, nossa unidade passa a oferecer no 1º semestre de 2016 os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica, ambos no turno da manhã. A nossa campanha para o processo seletivo de ingresso de novos alunos reflete exatamente a nossa ação: a hora de acreditar é agora!
Prof. Alexandre Rezende Guimarães Pró-reitor Adjunto da PUC Minas São Gabriel
|