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Na perspectiva do princípio humanista da missão de nossa Universidade, consideramos que as relações humanas são primordiais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada um de nós, professores, funcionários e alunos. O campo das relações humanas é muito importante no mundo do trabalho, influenciando o crescimento individual do trabalhador e a eficiência da instituição.
É através do relacionamento que existimos como indivíduos no seio da comunidade da PUC Minas no São Gabriel. Assim, entendemos que somos muito mais do que uma unidade administrativa da Universidade. Somos uma comunidade acadêmica fundamentada primordialmente na relação humana, base de todas as interações de seus indivíduos: funcionários, professores e alunos. É neste ambiente de trabalho que alguns princípios devem orientar nossas ações: solidariedade e fraternidade. Isto para que o pensamento solidário, o pensamento fraterno e o pensamento universitário nos possibilitem aprimoramento profissional e crescimento pessoal na experiência do trabalho compartilhado e participativo.
Hoje, no meio organizacional da PUC Minas no São Gabriel, a partir de uma gestão compartilhada de sua Pró-reitoria com os seus setores funcionais e a Pastoral, observamos investimentos destinados não apenas às novas tecnologias operacionais de trabalho, visando maior produtividade e segurança, mas, sobretudo, às ações voltadas ao desenvolvimento do capital humano e das atitudes comportamentais, fomentando as relações humanas no ambiente de trabalho. Dentre estas ações destacam-se os encontros com os funcionários que são realizados desde 2008. A iniciativa partiu da Pastoral, Recursos Humanos, Divisão de Apoio Comunitário e Assessoria de Comunicação. O objetivo dos encontros é o de buscar a integração e minimizar as distâncias entre funções e cargos. A metodologia dos encontros consiste na realização de debates e abordagem de temas relacionados à formação humana e a questões institucionais de interesse dos funcionários. São dois encontros a cada semestre em quatro horários por encontro. Participam todos os funcionários técnico-administrativos e alguns professores. Os encontros, inclusive, foram referência para a criação de atividades semelhantes em outras unidades.
Em 2014, o projeto começou a caminhar para uma nova fase e, em 2015, ocorreu reestruturação do grupo de funcionários que coordena os encontros. O novo grupo continua trabalhando na perspectiva de responder às necessidades do corpo técnico-administrativo, agora atento a uma nova realidade e com uma nova forma de interação. A nova proposta possibilita fazer um diagnóstico com o objetivo de renovar os passos do trabalho, permitindo que as pessoas interajam mais e opinem sobre o conteúdo. Está sendo aplicada uma metodologia já utilizada pela Psicologia Organizacional, com orientação do professor do Curso de Psicologia, Carlos Eduardo Carrusca. Esse novo método possibilita apurar as dificuldades do dia a dia de todo funcionário, aposta, também, na necessidade dos funcionários e professores tomarem consciência dos objetivos da Universidade. Importante ressaltar que todo o desenvolvimento do processo de construção da nova proposta tem sido acompanhado e validado pela direção da unidade.
Prof. Cláudio Listher Marques Bahia Diretor Acadêmico da PUC Minas no São Gabriel
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