Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril 2014 - nº 9

Mensagem do Pró-reitor adjunto

O Prouni e o financiamento público da educação superior: desempenho e mérito na inclusão cidadã

Quando o Programa Universidade para Todos (Prouni) foi implantado, no ano de 2005, foram lançadas diversas dúvidas sobre sua eficácia e cobertura, com severas críticas a uma possível “focalização” da pobreza e da política social no Brasil; reações  por parte de instituições privadas de ensino; ações junto ao Supremo Tribunal Federal; movimentos discriminatórios e assim por diante. Até hoje, e é natural que seja assim, são levantados questionamentos e apontados eventuais problemas em relação ao programa.

Um desses questionamentos, que até nos causa certo incômodo, é a correlação feita entre os alunos contemplados com o benefício e desempenho escolar. Até mesmo entre pares, não é raro nos depararmos com menções a um presumido mau desempenho dos alunos beneficiados com o Programa.

É importante lembrar que, além do Pouni, existe hoje no Brasil outro valioso mecanismo de financiamento estudantil: o Fies, em nosso tempo denominado Crédito Educativo. Muitos de nós, docentes, só podemos estar hoje, aqui e agora, graças a essa cobertura pública. Ainda que, naqueles tempos, décadas perdidas de oitenta e noventa, o acesso a esse benefício fosse comparativamente muito limitado, não paira dúvida sobre sua importância para um expressivo contingente de brasileiros.

Cabe ressaltar que todas as vezes que tratamos de políticas públicas sobre a educação no Brasil, especialmente sobre o seu financiamento, em geral há e sempre haverá controvérsias. É o caso, por exemplo, da recente discussão acerca do pré-sal, quando foram propostas e definidas as possíveis destinações dos recursos dele gerados para a educação. Clássico em um país que tem um histórico nada edificante neste tema, a considerar, por exemplo, os menos de 20% de sua população que alcançam o ensino superior e a elevada taxa de evasão escolar no ensino médio, entre outras estatísticas nada brilhantes.

Ficaríamos páginas inteiras nesse preâmbulo, pois o tema é instigante e inquietante. Temos um histórico controverso sobre temas relacionados à educação no Brasil e suas políticas, em especial no campo da inclusão social. Apesar disso e de todas as considerações em referência, reconhecemos que foram dados saltos importantes na última década, e continuamos nesse percurso.

Um exemplo disto é a significativa presença de professores recém-formados e já mestres oriundos desses processos de inclusão, atualmente lecionando em nosso Núcleo Universitário em Contagem. Outro exemplo tem sido a frequência de um número cada vez maior de alunos do Pouni entre os nossos Destaques Acadêmicos: aqueles que, por critérios estabelecidos pela PUC Minas como desempenho nas notas e  indicações dos professores, entre outros fatores, são agraciados semestralmente com uma certificação de mérito.

Assim, nos deparamos com números surpreendentes: no segundo semestre de 2012, dos 12 alunos destacados, dois eram do Prouni. Já no primeiro semestre de 2012, esse número de alunos do Programa passou para quatro e, no segundo de 2012, para a metade dos agraciados: seis alunos.  No segundo semestre de 2013 foram três.

Destaque-se, ainda, que estamos falando de um núcleo da PUC Minas que tem quase um terço de seus alunos com algum tipo de bolsa do Prouni, além de uma parcela relevante com Fies e bolsas institucionais - um quadro que muito nos orgulha e nos enche de esperanças, ao ver um Brasil cada dia mais fraterno e justo, tendo a educação como um dos seus principais mecanismos de inclusão.

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem

Posses: membros dos colegiados dos cursos de Direito e Sistemas de Informação

Lúcio Mauro Pereira, coordenador do colegiado do Curso de Sistemas de Informação, discursa durante cerimônia de posse
Lúcio Mauro Pereira, coordenador do colegiado do Curso de Sistemas de Informação, discursa durante cerimônia de posse

No dia 13 de fevereiro, foram empossados os coordenadores e membros dos colegiados dos Cursos de Direito e Sistemas de Informação em Contagem. A cerimônia de posse foi presidida pela vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, e teve a presença do secretário geral da Universidade, professor Ronaldo Rajão Santiago; do pró-reitor adjunto do núcleo em Contagem, professor Robson dos Santos Marques; do diretor acadêmico do núcleo, professor Odil de Lara Pinto; além de professores, funcionários e familiares dos empossados.

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Programa de Extensão Parlamento Jovem chega ao núcleo

O projeto de extensão Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), uma parceira entre a PUC Minas e a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), existente desde 2004, será desenvolvido também no núcleo em Contagem a partir deste semestre. O projeto tem o objetivo de contribuir para a formação política e cidadã dos estudantes de ensino médio, da rede pública e privada, por meio da vivência de práticas junto aos legislativos municipais e estadual. Esses alunos estudam temas pré-escolhidos e, depois de debates, encaminham suas proposições aos órgãos legislativos. A cada ano um tema é definido para os trabalhos. Em 2014, as atividades discutirão Envelhecimento e Qualidade de Vida.

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O pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques (segundo à dir.), se reuniu com os professores participantes
O pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques (segundo à dir.), se reuniu com os professores participantes

Diversão marca recepção de boas-vindas ao semestre

Funcionários tiveram uma tarde dedicada a brincadeiras e socialização no encontro de boas-vindas do semestre
Funcionários tiveram uma tarde dedicada a brincadeiras e socialização no encontro de boas-vindas do semestre

Uma tarde marcada por brincadeiras, músicas, bate-papo e diversão. Essas foram as tarefas dos funcionários do núcleo na tarde de 31 de janeiro. O objetivo do encontro de boas-vindas do primeiro semestre de 2014 era justamente este: integrar os funcionários dos diferentes setores do núcleo universitário e promover o desenvolvimento humano e social na Universidade. O encontro é uma iniciativa do Comitê de Comunicação Interna, por meio da Pró-reitoria adjunta do núcleo em Contagem.

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Capacitação: funcionários participam de treinamento em prestação de serviços

“Qualidade nos serviços prestados é obrigação. Temos que tentar chegar à excelência”. Esse é o objetivo e também o maior desafio do programa de capacitação Integrando Equipes de Trabalho para a Qualidade dos Serviços, aplicado aos funcionários do núcleo, em novembro do ano passado. Eloísa Carvalho, responsável pela área de educação e desenvolvimento corporativo da Sociedade Mineira de Cultura, é a idealizadora do programa e explica que a sua concepção partiu do diagnóstico da necessidade de acolher melhor o público que circula na Universidade, sobretudo os alunos.

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Funcionários fazem atividade artística enquanto são acompanhados por Eloísa Carvalho, da SMC, durante treinamento sobre postura no trabalho
Funcionários fazem atividade artística enquanto são acompanhados por Eloísa Carvalho, da SMC, durante treinamento sobre postura no trabalho

Diretoria Acadêmica divulga o calendário de reuniões com os colegiados

A Diretoria Acadêmica do núcleo divulga as datas das reuniões com os colegiados dos cursos do núcleo para este semestre. Os encontros acontecerão nos dias 20 de março e 8 de maio, em horário e local ainda a definir.

A iniciativa existe desde 2011 e visa promover um momento de troca de experiências entre os próprios colegiados no que tange à perspectiva acadêmica. No encontro, são abordados temas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Avaliação Institucional, Núcleo Docente Estruturante, portarias do Ministério da Educação, pedagogias e partilhas de medidas colegiadas.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
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