Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | maio/junho 2013 - nº 6

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Gestão de Mudanças: um desafio

Retomamos aqui o exercício de reflexão e o relato sobre aprendizados relevantes, no campo teórico e prático, sobre o processo de mudança organizacional, cultura, sucessos e fracassos da gestão.

Mais uma vez nos ancoramos em reflexões do PDG (Programa de Desenvolvimento Gerencial), em especial nas lições do professor Leo Fernando Castelhano Bruno, em Gestão da Mudança Organizacional. Dessas lições, se destaca um diagrama: o modelo denominado Maturidade Organizacional para Transformação. Em formato de quadrantes, vimos que é possível nos depararmos com quatro situações, a saber: uma primeira, em que a cultura da organização é estagnada (resistente a mudanças); no segundo quadrante, o autor situa uma cultura conservadora (inepta, ineficaz); no terceiro, uma cultura de aprendizagem (versátil, integrada e comprometida); e, finalmente, uma situação ideal (por que não dizer quase virtual?), qual seja uma cultura competitiva, algo até mesmo indesejado em se tratando de bens de interesse difuso, como é o caso da educação.

Difícil contextualizar nosso dia a dia em modelos que nem sempre se adaptam a nossa realidade.  Mas o inventário de valores aplicado pelo mestre à turma indicava uma passagem – ou um desejo de passagem – da segunda para a terceira situação, ou seja, de avançarmos no processo de aprendizagem, no rumo e em busca de maior versatilidade, maior comprometimento e integração em nossos processos.

É o que sentimos também. Sabemos que as pessoas, em quase todos os aspectos, gostam de áreas de conforto, mas, ao mesmo tempo, buscam responder às mudanças. Como apontam relatórios recentes, em especial o realizado pelo Comitê de Comunicação Interna (Grupo Focal), as pessoas apontam barreiras para mudanças, mas as desejam.

Se as pessoas desejam as mudanças, é preciso conquistá-las. E, neste sentido, não nos tem faltado apoio: ao fim de dois anos de caminhada, queremos registrar nosso profundo agradecimento a todos os pares envolvidos e renovamos o firme propósito de avançarmos no processo de aprendizagem.

Dos vários erros apontados por Castelhano Bruno como contribuintes para o fracasso das mudanças nas organizações, alguns se destacam de modo especial.  Um que nos parece muito forte relaciona-se à forma ineficiente de comunicação: as mudanças geralmente se tornam impossíveis, a menos que todos compartilhem dos mesmos padrões de informação. Outro erro se relaciona à ideia de se privilegiar os resultados de curto prazo. Grandes e até mesmo pequenas mudanças na cultura organizacional exigem tempo. Daí deriva um terceiro, igualmente importante, que é o erro de se comemorar vitória prematuramente: segundo o autor, mudanças não assimiladas por todos levam de três a dez anos para se consolidarem, uma vez que os novos métodos e processos são frágeis e sempre sujeitos à regressão.

Finalmente, um aprendizado importante: evitar mudanças exuberantes e vaidades. Quando provocados pelo mestre sobre estar em uma função de gestão ou ser o gestor, procuramos explicá-lo dizendo que estar significa passagem. Ao nos dedicarmos ao cargo, devemos fazê-lo com seriedade, competência, afinco e, ao mesmo tempo, humildade - então, sim, seremos gestores. Afinal, nunca é demais lembrar a máxima:  nós passamos, a PUC Minas fica.

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Contagem

Pró-reitor visita prefeito de Contagem

Visita ao gabinete do prefeito de Contagem, Carlim Moura (segundo à esquerda)
Visita ao gabinete do prefeito de Contagem, Carlim Moura (segundo à esquerda)

O pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Contagem, professor Robson dos Santos Marques, o diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, e a coordenadora da Extensão, professora Gláucia Pinheiro, visitaram o prefeito de Contagem, Carlim Moura, no seu gabinete, em março.

No encontro, o pró-reitor destacou as parcerias entre a PUC Minas em Contagem e a prefeitura:  “Temos, por exemplo, o Programa Espaço, Dignidade e Cidadania, cujo objetivo é atender jovens, com idade entre 15 e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social e egressos em cumprimento de medidas socioeducativas e de proteção”. O projeto valoriza a autoestima dos adolescentes, contribui para o desenvolvimento da cidadania e inserção social.

Combate à violência

O Seminário em Defesa da Criança e do Adolescente: reflexões sobre o combate à violência foi realizado no dia 24 de maio, no teatro do núcleo.

A mais nova vereadora eleita do Estado de Minas Gerais, Isabella Carolina Ferreira Filarette, de 22 anos, e aluna do Curso de Ciências Contábeis,  reuniu-se com o pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques, e discutiu sobre parceria para a realização do evento. No primeiro momento, as autoridades convidadas discursaram sobre O Sistema de Proteção e os Fluxos de Atendimento no Enfrentamento à Violência Sexual. Em seguida, houve palestra sobre A Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes no Enfrentamento à Violência Sexual e os Mecanismos de Articulação em Rede, ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, comarca de Divinópolis, Carlos Fortes, e pela representante do Ponto Focal de Minas Gerais no Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência de Crianças e Adolescentes, Elizabeth Campos, que é técnica da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte - SMAAS/BH.

Reunião de colegiados

A segunda reunião de Colegiado do 1º/2013 aconteceu em 6 de maio, no prédio 8. Na oportunidade, foram compartilhadas experiências e integração entre os cursos, bem como a agilidade e melhoria nos trâmites processuais internos. Participaram da reunião membros dos colegiados dos cursos em Contagem e outros professores interessados.

Palestra durante mostra de profissões

O diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, ministrou, em abril, palestra durante a Mostra de Profissões, para os alunos dos 2º e 3º anos do Colégio Santa Maria Contagem. O objetivo foi criar mais um momento de interação entre os alunos e ex-alunos (atuais universitários) e tirar dúvidas sobre as opções de cursos, desafios e oportunidades nas respectivas áreas com os profissionais do mercado. Na oportunidade, o diretor acadêmico destacou a importância de seguir a vocação para a escolha profissional. “Os alunos precisam levar a sério os estudos e ter tranquilidade para fazer a escolha do curso de graduação”, ponderou o professor Odil de Lara, aluno da 1ª turma de Direito em Contagem.

PUC Aberta reúne 1.300 estudantes em Contagem

Aproximadamente 1.300 estudantes de 23 escolas e três cursos pré-vestibulares participaram, de 23 a 25 de abril, de mais uma edição do Programa PUC Aberta em Contagem. O evento incluiu palestras apresentando os sete cursos de graduação oferecidos pela Universidade em Contagem: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Serviço Social e Sistemas de Informação; oficinas; visitas aos laboratórios, estande da PUC Virtual, além de feiras dos cursos de Betim.

O programa apresentou aos estudantes do ensino médio e de pré-vestibulares os cursos, as profissões, o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico. Esta edição teve como novidade a interação, por meio do Facebook e do Instagram. “Este tipo de evento abre um leque de janelas, de cultura e conhecimento aos participantes. A PUC reforça suas missões, valores e compromissos com a formação profissional e se destaca como uma instituição de ensino aliada à formação humanística”, destaca o pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques.

O núcleo de Contagem também participou do PUC Aberta em Betim, nos dias 8 e 9 de maio, e apresentou os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Serviço Social.

Participaram 23 escolas e três cursos pré-vestibulares
Participaram 23 escolas e três cursos pré-vestibulares

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
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