Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro/Outubro de 2012 - nº 3

Hora de fazer “a boa política”

O Nesp – Núcleo de Estudos Sociopolíticos, que está vinculado à PUC Minas e à Arquidiocese de Belo Horizonte, lançou, recentemente, um relevante programa sobre as eleições de 2012. Em seu conteúdo, encontramos discussões relacionadas à participação política, fé e política, ética e política, entre outras. São dez temas, todos de excelente qualidade e importância para o povo mineiro e, por que não dizer, brasileiro.

Essa destacada iniciativa vem contribuir para a história republicana brasileira, que, na minha singela compreensão, é uma das mais ricas e complexas do mundo, seja no aspecto político/institucional, seja no social/cultural ou econômico.

Com todas as nuances de um processo longo e cheio de pedregulhos, minha convicção é de que demos saltos relevantes, ainda que, em alguns momentos, para o desconhecido. Ou, como disse Darcy Ribeiro em seu  O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil,  “...estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre porque sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidade. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa providência da terra...”

É nessa direção que espero do STF, que realiza neste momento um dos mais importantes julgamentos da sua história, o conhecido processo do mensalão, a possibilidade de nos dar, assim como no da Ficha Limpa, a chance de passar a limpo este maravilhoso país chamado Brasil. A democracia, a ética, a cidadania, a justiça social agradecem.

Não sonho com um país entre os primeiros em escala global. Temos muito ainda que superar. Mas precisamos, pelo menos, mitigar as nossas enormes disparidades sociais; e uma das condições para isto é que nossos eleitores melhorem seus níveis de compreensão sobre a realidade para, entre outras coisas, evitar eleger pessoas despreparadas para nos comandar; que educação/saúde/segurança deixem de fazer parte de nossas pautas apenas em períodos pré-eleitorais e – pior - com promessas mirabolantes que jamais serão cumpridas.

Nós, que ocupamos um espaço privilegiado na sociedade, o dos aproximadamente 15% da população brasileira com acesso à educação superior, temos um dever nesse processo – o dever de contribuir, de modo mais esclarecido e mais incisivo, com o processo político-eleitoral. Somos exigidos a estar do lado certo, do lado da ética, da justiça, da democracia, da sustentabilidade ambiental, do combate à miséria, do combate ao analfabetismo, entre outros.

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem

Dom Fechio visita a PUC Minas em Contagem

Meteorologista Adelmo Correia explica o funcionamento do Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima
Meteorologista Adelmo Correia explica o funcionamento do Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima

A PUC Minas em Contagem recebeu a visita do monsenhor Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, em maio, no núcleo universitário. Atualmente, Dom Fechio é presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e para o Diálogo Inter-religioso da Regional Leste 2 da CNBB. Na oportunidade, ele conheceu parte das instalações do núcleo, recebeu homenagem musical dos alunos do Colégio Santa Maria, visitou o Centro de Climatologia e os laboratórios de engenharia.

Leia mais

Centro de Climatologia renova contrato Vale Portos

O Centro de Climatologia – PUC Minas TempoClima e a empresa Vale renovaram até 2015 o contrato para a prestação dos serviços de previsão meteorológica e monitoramento do tempo para os portos e as ferrovias: Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM, Estrada de Ferro Carajás – EFC e a Ferrovia Norte e Sul - FNS. Essa malha ferroviária passa por sete estados brasileiros e tem aproximadamente 2.500 km de extensão.

Leia mais

Geógrafo Rômulo Alencar esclarece dúvidas sobre o clima e a previsão do tempo
Geógrafo Rômulo Alencar esclarece dúvidas sobre o clima e a previsão do tempo

Capacitação Programa Posso Mais

Aumentar a empregabilidade e a renda dos participantes por meio de treinamento e encaminhamento ao mercado de trabalho é o objetivo dos cursos profissionalizantes que o Programa Posso Mais oferece à população. Foram oferecidos cursos para auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, cuidador de idosos, pedreiro, vendedor e costureira.

Já se formaram 350 alunos das turmas de assistente de alvenaria, auxiliar administrativo, mecânica de motos, pedreiro, costureira e auxiliar de almoxarifado. O programa continua com inscrições abertas para o curso de informática e de eletricista. Em outubro, estarão abertas vagas para o curso de técnico de vendas. A iniciativa é do Coep-Contagem e do Sistema Fiemg, em parceria com a PUC Minas. Neste programa, estão Sesi, Senai, Prefeitura Municipal de Contagem, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos, Caixa Econômica Federal, Funcici, PUC Minas Contagem, Rede Cidadã e CeasaMinas.

Atividade extensionista – Ted 10 – Território educativo-educador

O Comitê Local do Território 10 realizou na PUC Minas em Contagem o I Seminário Territorial, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a política de educação integral e integrada no município, trabalhando com os eixos transversais referenciados no Programa: Direitos Humanos, Identidade e Diversidade Cultural, Direito à Cidade e Vida Saudável.

O Território educativo-educador (TED 10) compreende a região do entorno da PUC Minas em Contagem e é composto pelos bairros Bela Vista, Bernardo Monteiro e Monte Castelo. O evento foi realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho e contou com a participação de mais de 80 representantes da sociedade civil, educadores e parceiros.

O pró-reitor da PUC Minas em Contagem, professor Robson dos Santos Marques, fez a abertura do evento, seguida de palestras com representantes da secretaria de educação da prefeitura e do Projeto Teia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “O território educativo-educador (TED) é um novo modelo de gestão de potencialidades educativas, que busca transformar toda comunidade em extensão da escola, traçando o processo ensino aprendizado à vida cotidiana”, ponderou o pró-reitor.

Semana de Avaliação e Planejamento do 1º/2012

Palestra sobre violência nas escolas marca<br>a abertura do evento
Palestra sobre violência nas escolas marca
a abertura do evento

A professora Sandra Pereira Tosta, do Programa de Pós-graduação em Educação, fez a abertura da Semana de Avaliação e Planejamento do primeiro semestre de 2012 com a palestra Escola, Violência e Medo: criando alternativa rumo à construção da cidadania.

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br