|
|
Transpor, aperfeiçoar, avançar. Com essas palavras de ordem, o núcleo universitário da PUC Minas em Contagem inicia mais um ano letivo. É sabido e, principalmente, compartilhado por todos que este ano de 2012 será de grandes desafios e muito trabalho. Queremos nossa comunidade acadêmica sempre unida para que a Universidade permaneça firme em seus propósitos, consolidando-se cada vez mais como instituição católica de educação, reconhecida pela capacidade de gerar conhecimento e inovações, bem como de promover a inclusão social.
Compreende-se que a atividade acadêmica é, antes de tudo, um serviço. Se, de um lado, não somos donos dos cargos que ocupamos, de outro, eles impõem a necessidade de agirmos em cumprimento à missão que deles decorre. Neste exercício, a simplicidade e humildade são condicionantes essenciais e devem estar presentes tanto em nossas condutas como na própria organização da vida acadêmica, inclusive evitando-se a ostentação e o desperdício, formas comuns de vaidade e presunção.
Neste contexto, a Universidade é, por excelência, o locus da pluralidade e da diversidade, palco do confronto das diferenças, notadamente no campo das ideias. Se, de um lado, isso nos exige ampla abertura às diferenças, é imprescindível ter em conta que não somos neutros e que, respeitadas as diferenças, nossas posições devem estar em sintonia com nossas crenças e com os valores da instituição a que servimos.
Dialogar é preciso e isto só se cumpre quando nos colocamos frente à palavra do outro, numa perspectiva de entendimento. O diálogo carrega o significado do encontro construtivo – encontro de ideias, de pontos de vista, de experiências. E é neste sentido que temos buscado e buscaremos sempre o diálogo com toda a comunidade acadêmica - estudantes, professores, funcionários, parceiros –, esperando de todos a mesma predisposição.
Prof. Robson dos Santos Marques Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Contagem
|