Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro e Outubro de 2017 - nº 18

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Agentes da transformação

Raphael Calixto

Nestes tempos de turbulência política e econômica devemos ser criativos para encontrar soluções tanto para a nossa vida pessoal quanto organizacional. Precisamos nos esforçar em busca de uma agenda de fato positiva para o município em que vivemos e trabalhamos e para as instituições para as quais colaboramos diariamente. A PUC Minas, que tem um papel importante como agente da educação, vem atuando nesse sentido, contando com o empenho de cada professor e funcionário em seus diversos campi e unidades.

Assim, seguimos firmes na nossa caminhada de austeridade e transparência em nossas relações e processos, conscientes do nosso papel como agentes transformadores. Com o intuito de contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior de qualidade e realizem o sonho de cursar uma graduação, a Universidade desenvolveu diversos programas de bolsas de estudo – para ex-alunos, para pais de alunos e ex-alunos, estudantes de baixa renda, pessoas com mais de 35 anos, aposentados e pensionistas, agente pastorais, entre outras – e financiamento estudantil próprio. Além disso, também estamos estabelecendo parcerias com empresas públicas e privadas para que seus colaboradores possam obter desconto de 20% na mensalidade. O que se busca, com essas e outras ações, é captar, fidelizar e oferecer condições para que o aluno permaneça na Universidade até a conclusão de seu curso.

Dessa forma, esperamos oferecer condições para que as pessoas possam melhorar a sua condição de vida, buscando empregos mais qualificados e que ofereçam melhor remuneração. A questão do desemprego é algo muito sério atualmente em nosso país. Precisamos urgentemente melhorar os níveis de emprego, recuperar a economia, moralizar a política. Uma matéria publicada no dia 29 de agosto no site do Valor Econômico apontou: “Em um de cada cinco lares do país ninguém tem renda do trabalho.” E essa é uma realidade que incide de forma mais dura sobre os mais pobres. A pesquisa, realizada a pedido do veiculo de comunicação e baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad contínua) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a situação do desemprego piora na medida em que diminui o grau de instrução.

Para nós, esses indicadores nos mostram a importância da educação na vida das pessoas. Em momentos como este, faz-se necessária uma profunda reflexão, de modo a identificarmos as nossas reais necessidades, aquilo que buscamos e que realmente queremos e o que podemos fazer para superar as adversidades, sejam elas quais forem. Pensando no lado espiritual, esta é uma boa hora para fazermos um movimento em direção a uma vida mais simples, mais significativa, com menos coisas materiais e supérfluas, valorizando o que temos de melhor no interior de cada um de nós. Devemos ir em busca dos nossos sonhos, e sempre é hora de sonhar. Não devemos nos intimidar por quaisquer obstáculos. As oportunidades surgem em nossas vidas a todo instante. Cada um de nós deve ter a sabedoria de identificá-las e agarrá-las. E quem fizer isso, já estará adiantado. Vamos que vamos!

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Contagem

Funcionários do Campus visitam Inhotim

Arquivo / Assessoria de Comunicação
Professor Odil com alguns dos funcionários que participaram do passeio
Professor Odil com alguns dos funcionários que participaram do passeio

O dia 12 de julho, uma quarta-feira, teria sido um dia útil normal para os funcionários da PUC Minas Contagem. Porém, em vez de cada colaborador se dedicar às suas tarefas habituais em seu respectivo setor, todos embarcaram juntos rumo a um compromisso diferente: passar o dia no Instituto Inhotim, jardim botânico considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. O passeio foi a ação elaborada pelo Comitê de Comunicação Interna, por meio da Pró-reitoria adjunta, para a recepção de boas-vindas ao semestre, iniciativa que tem o objetivo de integrar os funcionários de diferentes setores, promovendo o desenvolvimento humano e social na Universidade.  A cada edição, uma atividade diferente é proposta em busca do bem-estar no ambiente de trabalho.

Cerca de 80 funcionários participaram do passeio, que foi viabilizado por meio da doação do transporte pela Empresa São Gonçalo, parceira da Coordenação de Extensão do Campus, e custeio de cada colaborador de seus gastos com alimentação. Assim, de forma colaborativa, foi possível proporcionar um dia de lazer, de contato com a natureza e incentivo à cultura.

Leia mais

Pró-reitor participa de encontro com delegação chinesa

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem, professor Robson dos Santos Marques, participou, no dia 17 de julho, de um encontro com delegação composta por governantes chineses, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O objetivo da reunião foi estabelecer parcerias para o fortalecimento da economia e vocação internacional do município, bem como o estreitamento de relação entre Contagem e Jiaxing, consideradas cidades-irmãs. Também foram apresentadas iniciativas da prefeitura para a área de mobilidade urbana, como o projeto de expansão do metrô, e o desenvolvimento econômico, como o Centro de Inovação Tecnológico e o projeto do Memorial da Indústria.

Na ocasião, o pró-reitor apresentou as iniciativas e projetos do Campus e que beneficiam os moradores da cidade. Também foi exibido o vídeo institucional da PUC Minas, considerada a maior universidade católica do mundo, à delegação.

Leia mais

Cássio Matias / Prefeitura de Contagem
Professor Robson apresentou os projetos desenvolvidos no <i>Campus</i> e o vídeo institucional da Universidade
Professor Robson apresentou os projetos desenvolvidos no Campus e o vídeo institucional da Universidade

Fauna Urbana e Saúde Única em pauta

Fábio Silva / Prefeitura de Contagem
O pró-reitor participou da mesa de abertura do seminário organizado pela Prefeitura de Contagem
O pró-reitor participou da mesa de abertura do seminário organizado pela Prefeitura de Contagem

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem, professor Robson dos Santos Marques, participou da mesa de abertura do 1º Seminário Fauna Urbana e Saúde Única – Desafios para o Manejo Ético dos Animais e o Controle de Zoonoses, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O evento foi realizado no dia 18 de agosto, no Teatro Padre de Man, cedido pelo Campus à Prefeitura, e teve o objetivo de apresentar propostas de enfrentamento ao descontrole populacional de cães e gatos no município e debater desafios e alternativas éticas para o controle desses animais.

Estima-se que haja em Contagem cerca de 85 mil cães e gatos, muitos deles em situação de rua e vulnerabilidade. Além de sofrerem com privação de alimentos e higiene, além de maus tratos, esses animais podem transmitir doenças ao ser humano se não tiverem cuidados e assistência adequados. Pesquisadores, gestores, médicos veterinários e ativistas abordaram, ao longo do evento, temas como educação e guarda responsável, manejo ético da fauna urbana, conceito de saúde única, enfrentamento às zoonoses, experiências em outros municípios, direitos animais e políticas públicas.

Leia mais

Delegado geral do município visita o Campus

Na manhã do dia 2 de agosto o pró-reitor, professor Robson dos Santos Marques, recebeu em sua sala, o delegado regional de Contagem, Christiano Xavier, acompanhado do inspetor da delegacia geral, Reginaldo Rodrigues dos Santos. No mesmo dia, ele recebeu Henrique Araújo Rodrigues e Fernando Gonçalves, da Gerência de Capacitação da Prefeitura de Contagem. Ambos as visitas foram para o estabelecimento de parcerias dos órgãos com o Campus, para tratar de causas como segurança e desenvolvimento.

"Nós sabemos a importância de estarmos sempre em contato com as instituições do município, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Defesa Social, entre outros órgãos de segurança. Essa aproximação tem feito bem para o nosso entorno, para a nossa vida, para a fase que nos encontramos do ponto de vista de segurança, que não é plena - mas não existe plenitude em segurança em nenhum lugar do mundo -, mas melhorou bastante", defende o pró-reitor, que afirmou que as visitas serviram para reforçar a parceria com essas instituições, em busca de uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade acadêmica. "Nós continuamos em busca de melhorias para o entorno do Campus e eles se colocaram à nossa disposição para o que puderem ajudar nessa nossa caminhada", observa.

Leia mais

Lívia Arcanjo
Os professores Robson e Odil com o delegado Christiano Xavier, seus auxiliares e as funcionárias Daniela Muniz e Carolina Radija
Os professores Robson e Odil com o delegado Christiano Xavier, seus auxiliares e as funcionárias Daniela Muniz e Carolina Radija

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br