Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Março/Abril de 2012 - nº 1

Mensagem do Pró-reitor

Chegada do Programa de Comunicação Interna

Com o desejo de que o semestre transcorra em clima de tranquilidade e de forma proveitosa para todos, dirijo-me à comunidade acadêmica da PUC Minas no Barreiro, por meio deste novo canal, para falar-lhes  sobre a satisfação com que a unidade recebe, neste semestre, esse tão importante programa, que tem como objetivo oferecer mecanismos e ferramentas para qualificar os processos de comunicação interna em nossa Instituição.

Além desta Newsletter da Pró-reitoria, veículo eletrônico de periodicidade bimestral, que trará um editorial e as informações mais relevantes relativas às nossas ações, outras iniciativas estão sendo arquitetadas pela Secretaria de Comunicação. Entre elas, estão a reformulação dos quadros de avisos, a implantação de grupos focais – técnica de coleta de dados qualitativos, dos quais fazem parte funcionários e um professor –, e a aplicação de questionários, tudo com o intuito de entender melhor os fluxos de informação no âmbito da unidade, para que, a partir disso, possa ser traçado um diagnóstico e propostas melhorias nos processos. Com isso, teremos um melhor conhecimento sobre o que as pessoas pensam sobre a PUC Minas, o papel de cada uma e a importância de todos. Após essa etapa inicial, serão realizados encontros com a comunidade acadêmica para a sensibilização e resolução dos problemas apontados.

A expectativa é que a comunicação interna possa, de forma estruturada e bem programada, avançar e solidificar em nossa unidade, com o apoio e envolvimento permanente de todos que, no seu dia a dia, contribuem para que a PUC Minas no Barreiro cresça não só em seu espaço físico, mas também em qualidade de ensino e atendimento, uma de nossas marcas registradas. Somente assim, com um diálogo aberto, franco e coletivo, por meio de canais institucionalizados, poderemos alcançar o nosso objetivo.

Para envolver o corpo discente nessa nova forma de enxergar a comunicação, a Pró-reitoria Adjunta realizará, a partir deste semestre, reuniões periódicas com os alunos representantes de turma de todos os cursos e lideranças estudantis. A ideia é que, de maneira organizada e sistemática, possamos discutir, pessoalmente, questões ligadas ao cotidiano acadêmico e institucional que interferem diretamente na qualidade de nossos serviços. Esses encontros vêm reforçar ainda mais a nossa política de portas abertas e, certamente, serão uma rica oportunidade para nos conhecermos melhor e estreitarmos o nosso relacionamento tanto dentro como fora das salas de aula.

Prof. Renato Moreira Hadad
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas no Barreiro

Unidade Barreiro terá capela

A comunidade acadêmica da PUC Minas no Barreiro irá ganhar uma capela, de cerca de 220 metros quadrados.

De acordo com o estudo preliminar, que está sendo desenvolvido pela Pró-reitoria de Logística e de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade, a igreja será construída na área do jardim, ao lado do prédio 1.

Ainda segundo a Proinfra, a previsão é de que as obras tenham início nas férias de julho e sejam concluídas até o fim do ano.

Após a construção da capela, a Pastoral na Universidade passará a funcionar no local.

Reconhecimento: Engenharia de Produção bem avaliado pelo MEC

O Curso de Engenharia de Produção recebeu nota final quatro na avaliação do Ministério da Educação (MEC/Inep), realizada nos dias 5 e 6 de março, quando foram verificadas as condições de ensino para fins de reconhecimento do curso. De acordo com o MEC, a pontuação, em uma escala de um a cinco, significa que o curso apresenta um perfil bom de qualidade.

A avaliação dos cursos de graduação, parte integrante do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um procedimento para o reconhecimento desses cursos, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas. Na ocasião, foram verificadas as condições da unidade em três dimensões: a qualidade do corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações físicas.

As informações obtidas podem ser utilizadas pelos coordenadores, professores e administração superior da PUC Minas para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais, para orientar políticas públicas; e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

O Sinaes é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Barreiro

Entre em contato: comunicbar@pucminas.br