Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Carregando...

Crédito: Marcos Figueiredo/PUC Minas

Um museu é: “Instituição sem fins lucrativos que conserva, investiga, comunica, interpreta e expõe, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”  (Lei nº 11.904/2009 - Estatuto de Museus)

 

O MUSEU DE CIENCIAS NATURAIS PUC MINAS

Criado oficialmente em julho de 1983, o MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS PUC MINAS (MCN PUCMINAS) é um espaço interdisciplinar onde o ensino, a pesquisa e a extensão se realizam em um diálogo que envolve toda a comunidade acadêmica e diferentes segmentos da sociedade. Na estrutura da PUC Minas, o Museu integra a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários - SECAC.

 

Missão: promover o conhecimento da história natural do Estado de Minas Gerais e a conservação ambiental, a partir do desenvolvimento de pesquisa e da educação científica que tenham como foco a diversidade biológica, ambiental e social, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a cultura do cuidado e da sustentabilidade do planeta.

 Equipe: composta por professores e pesquisadores da Universidade, técnicos de diversas áreas e alunos dos diferentes cursos de graduação que realizam atividades  com foco na pesquisa, na educação e divulgação científicas.

 

Acervo: reunido ao longo de mais de 35 anos de pesquisas, o museu abriga hoje coleções científicas de referência da flora e fauna atual e extinta. São mais de 130 mil espécimes reunidos nas coleções de fósseis (Paleontologia), coleções da fauna brasileira atual de mamíferos (Mastozoologia), aves (Ornitologia), répteis e anfíbios (Herpetologia), peixes (Ictiologia), animais invertebrada e botânica, além dos setores de Arqueologia, Astronomia e Bioacústica. 

Todo o conhecimento reunido coloca-se a serviço da educação através de diferentes iniciativas pedagógicas e de lazer cultural, em especial, as exposições de longa duração e eventos técnicos científicos e culturais.


O Museu em rede: O MCN PUC Minas está filiado e articulado com diferentes organizações museais, a saber:  

v  Conselho Internacional de Museus, associado à UNESCO (ICOM);

v  Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM);

v  Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC);

v  RIMC (Rede Informal de Museus e Espaços Culturais de Belo Horizonte).

 


HISTÓRIA: a mais de 30 anos preservando o passado, o presente e o futuro da gente.

O Museu PUC Minas foi inaugurado em 3 de julho de 1983 vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas. Com o incremento do acervo científico e expositivo o espaço se tornou precário obrigando a PUC Minas, em 1987, a limitar o acesso exclusivamente à comunidade científica.

Com o apoio do BNDES e a parceria com a CVRD e Fiat Automóveis S.A., viabilizou-se o projeto de construção da fase I da nova sede, com uma área projetada de 4.500m2. As obras se iniciaram em 1998.

Em setembro de 2001, o Museu PUC Minas abriria as portas para promover sua primeira exposição permanente: “Peter W. Lund - Memórias de um Naturalista”, em homenagem ao “pai da Paleontologia brasileira”.
               
Em agosto de 2002, foi definitivamente aberto ao público, apresentando oito exposições temáticas.

Desde então o Museu vem incrementando suas instalações com o desenvolvimento novas exposições de curta e de longa duração, eventos culturais e técnico científicos, e diferentes iniciativas de educação voltadas ao público escolar e aos visitantes em geral.

Em janeiro de 2013, por força de um incêndio que atingiu as exposições, o museu foi obrigado a fechar suas portas à visitação. Ao longo daquele ano as atividades de pesquisa prosseguiram, mas a equipe concentrou seus esforços na recuperação das exposições para a reabertura ao público, o que aconteceria em Dezembro de 2013. “O Museu retomava assim sua missão como local de valorização, preservação e fruição do patrimônio cultural brasileiro, atuando de forma positiva na transformação das sociedades." (IBRAM,2013)

 

ACERVO: COLEÇÕES CIENTÍFICAS E DIDÁTICAS

 

O Museu PUC Minas reúne um acervo que documenta a fauna, a flora e outros aspectos da nossa história natural presente e passada.

 

A pesquisa no MCN é tanto fonte como produto do acervo acumulado ao longo de mais de 40 anos de trabalho. O acervo evoluiu graças às pesquisas institucionais relativas à nossa biodiversidade, projetos de levantamentos faunísticos e florísticos, estudos ambientais (EIA/RIMA), convênios (Fundação Zoo-Botânica, IBAMA e CEMIG),  permuta com empresas e instituições, além de doações individuais. Sua organização tem viabilizado a produção de teses de doutorado, dissertações de mestrado, projetos diversos de iniciação e aperfeiçoamento científicos, além de trabalhos divulgados em publicações e encontros científicos.

 

Este rico acervo está organizado em 11 coleções científicas, além de uma reserva técnica e do acervo expositivo. A gestão do acervo de cada coleção é responsabilidade de um pesquisador da área que assume a função de curador.

 

A coleção de Paleontologia tem como destaque a fauna de mamíferos do Pleistoceno, período que compreende entre 1,8 milhões e 11 mil anos atrás, incluindo animais como preguiças terrestres e, tatus gigantes, tigre-dentes-de-sabre, toxodonte, mastodonte, espécies inéditas de macacos, dentre outros, inclusive com descrição de espécies novas, representando a segunda maior coleção da América do Sul sobre o tema. Importantes pesquisas e publicações vêm sendo feitas sobre o acervo, em colaboração com pesquisadores de diversos países. A coleção de paleontologia inclui também exemplares de invertebrados e peixes, além de réplicas de espécies importantes que permitem a compreensão do processo de evolução no planeta.

 

O acervo neontológico (de espécies atuais), com cerca de 36.000 exemplares, compreende as coleções científicas nas áreas de Ictiologia (peixes); Herpetologia (anfíbios e répteis); Ornitologia (aves); Mastozoologia (mamíferos); Invertebrados (especialmente insetos e moluscos) e Botânica (plantas). No quadro abaixo, o acervo é apresentado em números.

 

 

EXEMPLARES

2013

TOMBADOS

EM PREPARAÇÃO

Paleontologia

51.500

20.000

Zoologia – vertebrados

 

 

Ictiologia – peixes (1)

(lotes)680

200

Herpetologia – anfíbios

17.255

300

                 - répteis

4.834

100

Mastozoologia – mamíferos

3.460

200

Ornitologia – aves

2.224

250

Total

79953

21.050

 

Zoologia - invertebrados

 

 

Insetos

3.680

5.000

Moluscos (1)

408

30

Total

4.088

5030

Total zoologia

84.041

26.080

 

Botânica

 

 

 

Carpoteca

0

800

Exicatas

 

 

Xiloteca

44

10

Briófitas

Pteridófitas

Fanerógramas

                                                   

 

Total botânica

                                                   

517

199

965

 

 

1.725

 

300

75

3.300

 

 

4.485

 

 

Bioacústica

 

20 terabytes de vocalizações

 

Reserva Técnica

 

 

 

Quadro 1: Acervo do MCN  PUC MINAS

Fonte: Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários/Museu de Ciências Naturais, 2013.



Equipe

Coordenação Geral
Prof. Bonifácio José Teixeira

Assessoria
Virgínia Simão Abuhid

Secretaria
Elane de Fátima Francisco

André Fernandes Reis
Auxiliar

Vânia Lúcia da Costa
Auxiliar

Setor de Museografia
Mizzian Reila Rabelo Lages
Criação Gráfica e Comunicação

Ana Paula Plazzi Pereira
Arquiterura

Centro Técnico Operacional - CTO
Marco Aurélio Cerqueira Veloso
Coordenação

Taciano Paula e Paula

Reginaldo Gomes

Leandro Oliveira Marques
Taxidermista

Eduardo de Almeida Mariano

Setor Educativo
Dra. Cristiane Cäsar

MSc Luciene Leão Ávila
Coleções Científicas/Curadores
Prof. Dr. Cástor Cartele Guerra (Curador)
Paleontologia e Arqueologia

MSc. Claudia Guimarães Costa
Mastozoologia

Dr. Marcelo Ferreira de Vasconcelos
Ornitologia

Profª. Dra. Luciana Barreto Nascimento
Herpetologia

Profª. Ma. Maria de Fátima Vieira Starling
Botânica

Prof. Dr. Henrique Paprocki (Curador)/ Profa. Dra. Meire Silva Penna
Invertebrados

Prof. Dr. Peter Leroy Faria
Astronomia

Dr. Gilmar Bastos Santos
Ictiologia

Dra. Marina Henriques Lage Duarte
Bioacústica

Luciano Vilaboim Santos
Paleontologia e Arqueologia

Bruno Garzon de Oliveira
Reserva Técnica


Parceiros

FAPEMIG
CBMM
CEMIG
PLENA
VITAE
FIAT
VALE
Ministério da Cultura
Zoo Botânica
Prefeitura de Belo Horizonte
ANGLO AMERICAN

Avenida Dom José Gaspar, 290. Coração Eucarístico. mapa
CEP: 30535901 Belo Horizonte/MG
Tel.: (31) 3319-4152 museu@pucminas.br

Horário de funcionamento

Terça-feira a sábado: das 9 às 17 horas.