Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui

 

Novembro Azul: a prevenção também é uma urgência

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 65.840 novos casos no Brasil são estimados para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Os números assustam, mas, a boa notícia é que, quando diagnosticado em fases iniciais, a taxa de cura é superior a 90%. Por isso, os laços azuis e ilustrações de bigode que estampam o mês de novembro são tão importantes.

leiamais

 
 

Gentileza gera gentileza

Dizem por aí que gentileza gera gentileza. A ação de caráter nobre, distinto e amável perante o próximo é tão importante que ganhou até uma data que é mundialmente comemorada. O Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, surgiu em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996, pelo World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre), com o objetivo de estimular as pessoas a incluírem as práticas empáticas em suas rotinas. Sobretudo em um contexto pandêmico, desafiador em diversos aspectos, esse comportamento nunca se fez tão necessário como agora.

leiamais

 
 

Perspectivas para o pós-pandemia

Após quase dois anos, pouco a pouco, a vida parece voltar para os eixos. Com o avanço da vacinação, a queda nas taxas de transmissão do coronavírus e a reabertura gradual de comércio e serviços, a sensação é que o tão falado novo normal, cada vez mais, se aproxima da velha rotina. Após tantas lições e aprendizados deixados pela pandemia, nos mais variados aspectos, é hora de voltar a fazer planos e projetar o futuro. Fenny Mecys de Araújo, funcionária da Universidade há 22 anos, compartilha conosco quais são as suas expectativas para essa nova fase.

leiamais

 
 

Bate e volta: lugares para conhecer nos fins de semana

O controle da pandemia e a volta gradual à rotina têm possibilitado retomar um hábito que todo mundo gosta e que faz muito bem à saúde mental: viajar. Contanto que sejam respeitadas as regras de biossegurança ainda necessárias, pegar a estrada e respirar novos ares já é algo possível. Pensando na riqueza natural e histórica das cidades mineiras, selecionamos algumas opções de destinos próximos a Belo Horizonte e às cidades onde ficam os campi da PUC Minas no interior – Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia – para passear pertinho de casa nos fins de semana.

leiamais