Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui

 

Outubro Rosa: o autocuidado é o primeiro passo para a manutenção da sua saúde

O isolamento social imposto pela pandemia revelou também a necessidade de alterar nossas rotinas, deixando para depois tudo o que não é urgente. Mas, ainda que o contexto atual exija outras prioridades, existe algo que é inegociável: o cuidado com a saúde. O medo de se contaminar com o coronavírus afastou as mulheres das consultas ginecológicas periódicas. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), houve redução de 23,4% na realização de mamografias e biópsias de colo uterino no último ano.

leiamais

 
 

Ressocialização pós-pandemia

Com o avanço da vacinação, a queda nas taxas de transmissão do vírus e a volta gradual às atividades presenciais, muitas pessoas tem enfrentado uma resistência inversa: a de sair de casa. A dificuldade em encarar o mundo neste período pandêmico ganhou até um nome: Síndrome da Gaiola, em alusão aos pássaros que não deixam o cativeiro, e refere-se à necessidade de se manter seguro, dentro de casa. Esse fenômeno comportamental tem atingido, sobretudo, crianças e adolescentes, que se apoiam nas modalidades virtuais e ignoram os estímulos vindos do contato com o mundo.

leiamais

 
 

Lições da pandemia

Ana Carolina Campos de Oliveira Vieira é funcionária da Universidade desde 2004 e há dez anos coordena o Setor de Recursos Humanos da PUC Minas Barreiro. Para ela, a pandemia tem sido um período de desafios, adaptação e reinvenção. “Tenho certeza de que as circunstâncias que testam a nossa paciência podem nos tornar seres humanos melhores e é isso que sinto na nossa Unidade. Aprendemos que somos talentosos, competentes e que podemos contar com a nossa disposição quando a vida nos desafia”, acredita. Confira o último depoimento da série Lições da Pandemia.

leiamais

 
 

Diversão com segurança

Com a queda da transmissão do novo coronavírus em Belo Horizonte, tem sido possível retornar gradualmente a algumas atividades presenciais. Um exemplo é a autorização da retomada das atividades educacionais e interativas presenciais destinadas ao público infantil desde o início do ano. Pensando nas crianças, que comemoraram o seu dia neste mês, destacamos opções de eventos em ambientes abertos, oficinas criativas e atrações à distância, com transmissão on-line.

leiamais