Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui

 

Ansiedade, estresse e outras angústias: como manter a saúde mental na pandemia

Insegurança, medo, excesso de trabalho, privação de trabalho e de interações sociais. Muitos são os fatores que influenciam no emocional e geram estresse e angústia. Em um cenário pandêmico, que já matou milhares de pessoas e influencia a vida de todos diariamente, esses sentimentos são compreensíveis. Mas, como saber se esse mal-estar já ultrapassou o limite do saudável e se tornou patológico? É necessário saber identificar o que se sente, até mesmo para buscar ajuda adequada. Conversamos com o psiquiatra Renato Diniz Silveira, professor do Curso de Medicina da PUC Minas, para esclarecer essas dúvidas.

leiamais

 
 

Alimentação balanceada e rotina ativa: como controlar a obesidade infantil na pandemia

Na edição anterior falamos sobre a importância de se manter ativo para a saúde do corpo e para a mente. E isso vale também para as crianças. A mudança das aulas presenciais para o home school e a interrupção de atividades físicas e de recreação tem provocado um efeito colateral: o aumento do sedentarismo e, consequentemente, da obesidade infantil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso. De acordo com o Ministério da Saúde, nessa faixa etária, 12,9% são obesos. A nutricionista Nádia Mendes, técnica do Laboratório de Nutrição do Barreiro, ensina como evitar este problema.

leiamais

 
 

Tirando os livros da estante

Quem nunca estipulou a meta de ler mais? Desenvolver o hábito de leitura frequentemente está na lista de objetivos no começo de novos ciclos. E essa iniciativa gera diversos benefícios: melhora a concentração e a memorização, amplia o vocabulário, estimula a criatividade, desperta o senso crítico e a capacidade analítica. Além de todos os estímulos, permite que o leitor embarque em outras histórias e culturas. Para o período de quarentena é um passatempo e tanto! A professora Juliana Alves Assis, chefe do Departamento de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras, preparou uma lista com sugestões com opções de gêneros variados.

leiamais

 
 

Lições da pandemia

Entre as várias alterações cotidianas provocadas pela pandemia, talvez uma das mais perceptíveis está na forma como interagimos, social e profissionalmente. Com a distância física imposta, nunca fomos tão dependentes dos meios eletrônicos para nos comunicarmos. É o caso de Vanessa Calixto Navarro. A gestora do setor de Infraestrutura da Unidade Praça da Liberdade coordena uma equipe composta por 75 funcionários, divididos entre três funções principais: administrativo, limpeza e segurança. Ela compartilhou conosco a experiência de gerir tantas pessoas e tantos processos a distância.

leiamais

 
 

Participe do especial Dia das Mães

Sabe aquela receita da sua mãe que ninguém consegue copiar? Aquele prato que tem gostinho de memória afetiva? Ele pode fazer parte do especial Dia das Mães da Newsletter Estamos Juntos! Envie para o e-mail imprensa@pucminas.br a receita desse prato juntamente com sua história. Se tiver uma foto sua com a sua mãe, melhor ainda! Vamos apresentar a história da sua família na próxima edição da newsletter. Participe!