Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui

 

Máscara: a nossa principal arma contra o coronavírus

O Brasil vive atualmente o pior momento da pandemia. O iminente colapso no sistema de saúde, a lentidão no processo de vacinação e o surgimento das novas cepas, que preocupam por causa da sua maior virulência, acendem o alerta de que é preciso fazer o possível para diminuir os casos de contaminação. Se o perigo está no ar, a máscara se tornou a principal arma nesse combate. A microbiologista e professora do Curso de Enfermagem Juliana Garbaccio alerta, no entanto, que não basta apenas usar, é necessário fazer o uso correto e consciente deste Equipamento de Proteção Individual (EPI).

leiamais

 
 

Grupos de Vivência: lugar de partilha

Uma música, um poema, uma palavra, um pensamento. Qualquer desses elementos é ponto de partida para um encontro cujo objetivo é dialogar e compartilhar o cotidiano e suas alegrias, angústias e tudo mais que o envolve. Descrevendo assim mais parece um bate-papo entre amigos na sala de casa, mas esse momento acontece na Universidade, nos Grupos de Vivência, iniciativa da Pastoral Universitária. A iniciativa, que existe desde 2019, mas era restrita a alunos e professores, recebe também agora os funcionários, que podem participar das rodas de conversa pelo Teams.

leiamais

 
 

Você já agradeceu por algo hoje?

Imagine só: após uma rotina exaustiva no trabalho, no trânsito e em casa, você percebe, despretensiosamente, um ponto alto no seu dia: o jantar já está pronto, ou a louça já está limpa ou até mesmo aquela compra que você havia feito online finalmente foi entregue. Mesmo intimamente, você agradece e se sente melhor. Soa familiar? É que você experimentou a força da gratidão. Pelo senso comum, a gratidão pode parecer simplória ou rotineira, mas o que você talvez não saiba é que este aparentemente simples exercício de agradecer pode gerar significativos resultados também em sua saúde.

leiamais

 
 

Lições da pandemia

A pandemia desestruturou fisicamente, emocionalmente e também espiritualmente diversos brasileiros. O medo e a angústia provocados pela sensação de desconhecimento do que está por vir, por diversas vezes, ocuparam nossos pensamentos. Entretanto, assim como pretendemos mostrar por meio dessa editoria, mesmo nos momentos mais difíceis, é possível encontrar uma saída. Para Naneia Guimarães Borges, funcionária da Coordenação Geral dos Laboratórios da Área da Saúde na PUC Minas Betim, o caminho encontrado para lidar com as adversidades que vieram junto à pandemia foi por meio da fé e sua conexão com Deus.

leiamais