Agenda PUC Minas em Contagem
Número 182 | 04/05/2015 a 10/05/2015

Extensão

Feira e Seminário de Economia Popular Solidária

De quarta a sábado, 6 a 9 de maio, o campus Coração Eucarístico receberá 80 grupos de expositores para a Feira de Economia Solidária, em frente ao Teatro João Paulo II (prédio 30), das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 13h. O evento, em seu sexto ano, terá barracas que comercializarão cosméticos, sabonetes decorativos, patês, bolos, bombons, bolsas, confecções, artesanato em feltro, caixas decoradas, entre outros. A entrada é gratuita e aberta ao público. Durante todos os dias, haverá apresentações culturais.

Neste ano, o tema Economia Popular Solidária será debatido em seminário nos dias 7 e 8 de maio, também no teatro. O evento é aberto a toda a comunidade e contará com a participação de representantes dos governos federal e estadual, da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Popular Solidária (EPS), do Fórum Brasileiro de EPS, especialistas, acadêmicos e integrantes do movimento. O objetivo do seminário é promover a produção, a reflexão e a socialização do conhecimento relacionado ao movimento de economia popular solidária, sendo um catalisador para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos solidários e para o aprimoramento das políticas públicas governamentais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet no http://goo.gl/forms/mcYRHjr6V4. As vagas são limitadas.

Com o tema central O Papel da Economia Popular Solidária como Desenvolvimento Sustentável e suas Articulações com Politicas Públicas Governamentais, será apresentado, durante o seminário, o relatório final do Plano de Desenvolvimento de Economia Popular Solidária do Estado de Minas Gerais, desenvolvido em fevereiro deste ano no Seminário de Construção do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), do Governo do Estado de Minas, com a participação de representantes do Movimento de Economia Popular Solidária dos 11 fóruns regionais do Estado, representantes do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, da Comissão Nacional, palestrantes e relatores.

A feira e o seminário de Economia Popular Solidária são uma realização da PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política (Aspa), do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e da Sedese. O evento também conta com o apoio do Ceduc Virgílio Resi, Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Pauline Reichstul, Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) e Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da PUC Minas.

Economia popular solidária

Sustentabilidade e solidariedade. Essas são premissas da economia popular solidária, estratégia contra o desemprego e a pobreza. São trabalhadores organizados de forma coletiva, com o objetivo de produzir trabalho e riqueza, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico, social e cultural de maneira sustentável e democrática. A feira surgiu no contexto da Campanha da Fraternidade, em 2010, que teve como tema Economia e Vida. Além de oferecer um espaço de comercialização para os integrantes do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, também eram ministradas oficinas aos artesãos sobre gestão, comercialização, leis, entre outros assuntos.

Em 2014, surgiu a proposta de transformar a feira em um espaço de produção, reflexão e socialização do conhecimento relacionado ao movimento de economia popular solidária, sendo um catalisador para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos solidários e para o aprimoramento das políticas públicas governamentais.

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4373 e comunic.proex@pucminas.br.

Confira abaixo a Programação do Seminário de Economia Popular Solidária.

6 de maio - Conteúdo
8h30 - Abertura
9h30 às 12h30 - Economia Popular Solidária e as Políticas Públicas
14h às 17h - Apresentação do Plano Estadual de Economia Popular Solidária de Minas Gerais
17h30 - Apresentações culturais

7 de maio - Conteúdo
8h30 - Apresentações culturais
9h às 10h30 - Apresentação da metodologia e lançamento da marca da Incubadora Social do Norte de MG – Isonoma
10h30 às 12h - Palestra sobre o Plano Estadual EPS: Comercialização
13h30 às 15h - Palestra sobre o Plano Estadual EPS: Formação em EPS
15h30 às 17h - Palestra sobre o Plano Estadual EPS: Ambiente Institucional – Marco Jurídico
17h30 às 19h - Palestra sobre o Plano Estadual EPS: Finanças Solidárias.
19h - Apresentação cultural e encerramento do seminário