Biblioteca
Exposição J Carlos
Já está aberta a exposição J Carlos, de autoria de José Carlos de Brito e Cunha, um dos maiores artistas gráficos brasileiros. A amostra, produzida pela Secretaria de Cultura e Eventos Comunitários (Secac), possui 15 banners em tecido e pode ser vista na Biblioteca da Unidade (prédio 2, sala 112).
O traço de J. Carlos documenta e critica os principais personagens da vida do país – dos políticos aos homens comuns, dos carnavalescos aos funcionários públicos, da dona de casa aos miseráveis.
José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950) foi cartunista, chargista e ilustrador. Produziu mais de 50.000 desenhos e trabalhos para diversas revistas brasileiras como Careta, Almanaque do Tico-Tico, Fon-Fon, O Cruzeiro e Para Todos. Desde os anos de 1920, J. Carlos participou com seu trabalho de inovação gráfica nas grandes publicações e marcou épocas com seu traço genial, muito antes da utilização da fotografia pela imprensa nacional. Registrou fatos da política, da guerra, da sociedade, da moda, do futebol, do trânsito e da cultura do Brasil.