A Coordenação de Pesquisa do Curso de Direito da PUC Minas em Contagem está com inscrições abertas, até o dia 17 de março, para o projeto Direito e Literatura. O objetivo da atividade é evidenciar como obras literárias são capazes de sensibilizar o leitor para questões legais de difícil acesso em uma discussão restrita ao âmbito jurídico. Neste semestre, o tema de trabalho será Mulheres Machadianas.
Neste semestre, o projeto desenvolverá uma abordagem sobre as figuras femininas dos romances de maturidade do escritor Machado de Assis, as célebres mulheres machadianas, sob a perspectiva de seus comportamentos na época em que estiveram inseridas, condições sociais, política e econômicas. Objetiva-se, com isso, adentrar na reflexão sobre o gênero adotando, como referência principal, a personagem Capitu, do romance Dom Casmurro.
A atividade tem como público-alvo alunos e ex-alunos do Curso de Direito e professores da Universidade. Os alunos interessados devem fazer inscrição por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), até o dia 17 de março. São ofertadas 50 vagas. As atividades acontecerão na sala multimeios do núcleo (prédio 3, sala 101), sempre às 18h. O projeto contemplará seis encontros, que serão realizados nas seguintes datas: 09/04, 16/04, 23/04, 30/04, 07/05, 14/05.
O comparecimento em, no mínimo, quatro eventos, poderá ser aproveitado como Atividade Complementar de Graduação (ACG), enquadrada como “oficina de textos”, e renderá ao aluno certificado de participação.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, professora Luciana Pereira Queiroz Pimenta Ferreira.