Além de Dom Walmor, descerraram a placa o reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira; o pró-reitor adjunto da unidade, professor Alexandre Rezende Guimarães; e o coordenador da Pastoral na unidade, frei Mário Taurinho. O descerramento da placa foi seguido por missa e bênção das instalações, que incluem capela, secretaria, sacristia, sala de reuniões e coordenação regional de pastoral.
“O que Jesus Mestre está nos dizendo é para colocarmos como meta de nossa própria vida a perspectiva do outro. A tarefa desafiadora de colocar no coração de cada pessoa que não faça o que não gostaria que lhe façam”, explicou Dom Walmor. "E como alcançar esse sentido profundo de reverência senão pelo sentido da espiritualidade? A espiritualidade produz a competência para a humanidade”, completou.
Dom Walmor expressou o desejo de que as unidades Barreiro e Betim e os campi Coração Eucarístico e o de Poços de Caldas recebam seus Centros de Espiritualidade dentro de um ano. “Este é um presente para toda a Universidade. Presente que queremos que seja dado a todos os campi da Universidade”.
Dom Mol reafirmou a intenção de inaugurar os centros de espiritualidade nas unidades nesse período e falou sobre a importância que este espaço deve adquirir no cotidiano da Universidade. “Queremos agora colocar um desafio maior. Este lugar é para ser um verdadeiro oásis no qual a gente deve recorrer para ter um respiro diferente, se alimentar de uma presença misteriosa”. Ele encerrou afirmando que todos os outros centros irão receber nomes que façam menção a facetas de Jesus, sendo que o centro localizado no Coração Eucarístico receberá o nome de Jesus Eucarístico. “Todos estão ligados entre si pelo projeto de ação pastoral evangelizadora e pelo próprio Jesus”.