Agenda PUC Minas no Barreiro
1º a 7 de setembro de 2014

Engenharia Civil

Área pertencente à Central de Tratamento de Resíduos Solídos

Área pertencente à Central de Tratamento de Resíduos Solídos

Palestra sobre gestão de aterro sanitário


Estão abertas, pelo SGA, as inscrições para a palestra Gestão do Aterro Sanitário de Belo Horizonte, que será proferida pelo engenheiro civil Cícero Catapreta, doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. A atividade será no dia 12 de setembro, das 19h às 20h40, no auditório do prédio 2. A promoção é do Colegiado do Curso de Engenharia Civil.

A atividade poderá ser validada como horas de ACG (Atividades Complementares de Graduação).

Sobre o aterro sanitário

De acordo com informações do site da Prefeitura de Belo Horizonte, o aterro sanitário localizado às margens da rodovia BR 040, na região Noroeste da capital, foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1975, quando que deu início à correta disposição final de resíduos sólidos da capital, de maneira a preservar a saúde pública e o meio ambiente.

Desde dezembro de 2007, o aterro não recebe mais o lixo de Belo Horizonte. Os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará, na Região Metropolitana. Hoje, toda a área do aterro desativado faz parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde funcionam programas de reciclagem, além do maior projeto mitigador de efeito estufa em Belo Horizonte.

Nesse local, estão em funcionamento a Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma estação de Reciclagem de Entulho, a Unidade de Compostagem, a Unidade de Recebimento de Pneus, a Unidade de Educação Ambiental, uma célula especial para resíduos de serviços de saúde e a Unidade de Transbordo.

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m², sendo que o espaço tomado com resíduos aterrados é de 650 mil m². No local, há aproximadamente cerca de 24 milhões de m³ de resíduos aterrados. A altura do maciço de resíduos é de 65 metros.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail eventosengcivil@pucminas.br. 


Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br