Agenda PUC Minas no Barreiro
12 a 18 de maio de 2014

Nutrição e Enfermagem

Fatores de risco para hipertensão arterial


Dos 40 funcionários que participaram da atividade de conscientização sobre hipertensão arterial, promovida pelos cursos de Nutrição e Enfermagem em 24 de abril, 23 estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) considerado excessivo e três com a pressão arterial alterada.

A partir dos dados obtidos, a Clínica de Nutrição poderá prestar, gratuitamente, atendimentos específicos para o tratamento de cada um dos casos, conforme informa a professora Tatiana Rangel, do Curso de Nutrição.

O objetivo da ação foi esclarecer dúvidas sobre a hipertensão arterial e fatores de risco, tendo em vista que a enfermidade é a mais frequente das doenças cardiovasculares e atinge 24,3% da população brasileira, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito TelefônicoVigitel 2012.

Alimentação inadequada, sobretudo quanto ao consumo de sal, falta de controle do peso, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores de risco para a doença. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal.

A Clínica de Nutrição funciona na sala 112 do prédio 5.

O telefone de contato é o 3328-9543. 


Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br