Solidariedade
Comunidade acadêmica se mobiliza para ajudar o próximo
Doação de sangue em Hospital de Campanha
Alunos de diversos cursos, professores e funcionários foram convidados para fazer doação de sangue no Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), montado próximo à PUC Minas no Barreiro na última semana. A solicitação foi feita pelo major médico da Aeronáutica, Carlos Henrique Stagi Hossmann, que passou em salas de aula e setores administrativos na companhia de funcionárias da Fundação Hemominas, órgão responsável pela coleta.
O professor Marcos Roberto Nascimento, que ministra a disciplina de Práticas Investigativas e Extensionistas do Curso de Enfermagem, fez questão de levar os alunos do 1º e 2º períodos para participar do ato de solidariedade. “A disciplina tem por finalidade iniciar os alunos nas práticas acadêmicas de pesquisa e extensão universitária. Os alunos devem despertar os seus interesses acadêmicos e profissionais para a pesquisa e para a extensão como parte essencial de sua formação. Por isso, fazer a doação de sangue num contexto excepcional do Hospital de Campanha da Aeronáutica, articulado à saúde pública da região do Barreiro, foi uma grande oportunidade para os estudantes de Enfermagem exercerem sua cidadania, a solidariedade social e contribuir para a sua formação acadêmica integrando ensino, pesquisa e extensão de maneira efetiva”, diz.
Além disso, na última quinta-feira, 8 de maio, estagiárias de monitoria e pesquisa do Curso de Enfermagem também fizeram uma visita técnica ao local para conhecerem a estrutura organizativa, as estratégias, os equipamentos e tecnologias do Hospital de Campanha.
De acordo com o major da Aeronáutica, a iniciativa de convocar a comunidade acadêmica para a doação de sangue foi de “fundamental importância”, pois número de doadores, até então, estava abaixo das expectativas. Para ele, a adesão da comunidade universitária foi um sucesso. “Quem doa ajuda a conscientizar parentes e amigos, pois de modo geral as pessoas não se lembram, já que não faz parte da nossa cultura. Só quando se tem algum parente precisando”, observa o major, informando que um doador de sangue pode salvar até quatro vidas.
E foi a possibilidade de salvar vidas ou ajudar pessoas doentes que motivou o estudante do Curso de Enfermagem Cristian Cassius, do 1º período, a aderir à iniciativa. "É bom ajudar as pessoas, pois somos uns pelos outros. Hoje é outra pessoa que está precisando, mas amanhã pode ser eu ou outros", conta o estudante. Para ele, participar da doação no Hospital de Campanha foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos: "É algo que a gente pode tirar proveito e aprender com aquela situação", conta.
O Hospital de Campanha é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Aeronáutica, com o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais da FAB. De acordo com informações da Prefeitura, no local, os usuários da Rede SUS-BH recebem atendimento de consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e realizam exames simples. Ao todo, estiveram presentes 94 profissionais, sendo 53 médicos, 24 dentistas e 17 farmacêuticos. O hospital é instalado anualmente em Belo Horizonte desde 2008.