Agenda PUC Minas no Barreiro
24 a 30 de março de 2014

Boas Práticas

Thiago de Sousa Fraiz: iniciativa em prol do meio ambiente

Thiago de Sousa Fraiz: iniciativa em prol do meio ambiente

Descarte adequado de pilhas


Nesta segunda edição da coluna Boas Práticas, mostraremos o exemplo do auxiliar administrativo Thiago de Sousa Fraiz. Para ajudar no setor em que trabalha, a Infraestrutura, ele e seus colegas tomaram uma iniciativa em prol do meio ambiente. “Pegamos todas as pilhas que não servem mais e colocamos em uma garrafa pet. Após a garrafa estar cheia, esse material é descartado de modo adequado junto com os materiais de informática e eletrônicos”, conta.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (Regional Barreiro), esse tipo de material, depois de coletado pelos caminhões da SLU (Serviço de Limpeza Urbana), é encaminhado para um centro de triagem, que dá a destinação adequada ao lixo recolhido, conforme indica a legislação

De acordo com Thiago, a separação de pilhas e baterias já é feita pelo grupo há alguns anos e simboliza o respeito e comprometimento com o ambiente em que vivem: “A iniciativa é muito importante para o meio ambiente, já que, apesar de ser uma iniciativa pequena, estamos fazendo nossa parte. Se cada pilha dessa estivesse no chão, o ambiente estaria mais poluído”.

A ação trouxe ainda mais adeptos, já que professores e funcionários começaram a trazer baterias e pilhas de casa para que fossem descartadas corretamente pela Universidade. Thiago garante que quanto mais pessoas aderirem a iniciativas como essa, menos as gerações futuras sentirão a poluição ou algo relacionado. “Isso não ajuda só hoje. Eu não estou pensando apenas em mim, mas também na vida de quem está vindo. Um material desse jogado por aí pode causar diversos danos”, afirma Thiago Fraiz.  

É o que aponta artigo de aluna do curso de pós-graduação em Biociências Forenses da Pontifícia Universidade Católica de Goiás: “Com o avanço da tecnologia, o uso de aparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias está cada vez maior. Porém, os rejeites produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que o seu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde, por vezes letais”.

Quem tiver alguma sugestão de tema, favor enviar e-mail para comunicbar@pucminas.br. A coluna é publicada na última semana de cada mês.

Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br