Agenda PUC Minas no Barreiro
27 de maio a 2 de junho

Exposição Raízes

Peças têm entre três e cinco metros de altura

Peças têm entre três e cinco metros de altura

Peças podem ser vistas nos jardins

 

     A exposição Raízes, do artista plástico Leandro Gabriel, pode ser vista nos jardins da PUC Minas no Barreiro com suas sete peças feitas de sucata e placas de ferro, todas enferrujadas e sem pintura. Com peças que variam de três a cinco metros de altura, Raízes, que está exposta na Universidade desde 2009, têm composições que remetem a microorganismos, florestas, edifícios e cabeças humanas. 
     Nascido em Belo Horizonte e morador da região do Barreiro, Leandro estudou Educação Artística na Fundação Escola Guignard e fez pós-graduação em Arte no Centro de Pesquisa de Minas Gerais. Esculpindo primeiro em argila, depois em madeira e atualmente em ferro, foi premiado pelo Salão Nacional de Arte de Paraty (RJ) e em 2004 sua obra já fazia parte do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea de Brasília.
     Além disso, o escultor também participou da The Brazilian Artist Exhibition, no The National Arts Club, em Nova York (EUA), realizada em 2006, e de sucessivas exibições, individuais e coletivas, em importantes espaços brasileiros como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de Brasília, o Palácio das Artes e o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, ambos em Belo Horizonte, entre outros. 
     Até o dia 26 de julho o artista apresentará a exposição Fragmentos no pátio interno e nos jardins da Galeria de Arte do Fórum Lafayete (Av Augusto de Lima, 1549, Barro Preto). A visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Atualmente, Leandro também tem esculturas na área externa do Ponteio Lar Shopping, na Câmara Municipal e no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
     No Barreiro, algumas escolas municipais, como a Escola Estadual Margarida Brochado e a Escola Estadual Duque de Caxias, recebem o projeto Escultórias - A União das Esculturas com as Histórias, que, juntamente com a contadora de histórias Sandra Lane, incentiva os estudantes a criar histórias a partir da observação das obras.

 

Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br