As professoras Mariana Lana e Tatiana Rangel, do Curso de Nutrição, são as coordenadoras locais do projeto Erica (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes). A pesquisa, coordenada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tem o objetivo de conhecer a proporção de adolescentes de todo o Brasil com diabetes mellitus e obesidade, alem de traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Durante a pesquisa, os adolescentes vão responder perguntas sobre seus hábitos de vida, farão exame de sangue e passarão pela medição de peso, altura, circunferência de cintura e pressão arterial.
Serão avaliados cerca de 75 mil estudantes, entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas públicas e particulares do Brasil. Em Minas Gerais, 56 escolas de 11 municípios mineiros receberão a análise, que será desenvolvida em parceira com a Faculdade de Medicina da UFMG.
Em Belo Horizonte, as professoras Mariana Lana e Tatiana Rangel, juntamente com quatro supervisoras de campo, ex-alunas do Curso de Nutrição e cinco alunas do 5º período do curso estão indo às escolas desde o dia 6 de maio para fazer as coletas necessárias. Na última semana, foram visitadas a Escola Municipal Cora Coralina, em Ibirité, e a Escola Municipal Professor Paulo Freire, no bairro Ribeiro de Abreu, região Nordeste da capital.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br