Natural de Medellín, na Colômbia, o estudante Santiago Jaramillo Rojas, 21 anos, é o primeiro intercâmbista a estudar na PUC Minas no Barreiro. Ele chegou ao Brasil no final de janeiro e está cursando disciplinas no 4º, 5º, 7º, 8º e 10º períodos de Engenharia de Produção. Antes de embarcar, Santiago conta que estudou português por um ano e meio na própria universidade colombiana em que estuda, a EAFIT, parceira da PUC Minas. “Algumas coisas eu ainda não entendo, mas são gírias. As pessoas às vezes riem e eu não sei o que é”, conta Santiago.
Este é o segundo intercâmbio do qual Santiago participa. O primeiro foi em 2008 e 2009, quando estudou durante um ano nos Estados Unidos, cursando ensino médio. Sobre a opção pelo Brasil, ele explica: “Quis conhecer outra cultura e idioma. Quanto mais você conhece uma cultura, mais você aprende sobre formas diferentes de fazer as coisas”, explica.
Apesar de recém-chegado, ele afirma que a primeira impressão foi positiva. “Tinha medo das favelas, mas Belo Horizonte é uma cidade muito organizada”, diz o jovem estudante, que elogiou o sistema de transporte por ônibus da capital. “Na Colômbia, você precisa perguntar às pessoas como se chega a algum lugar. Aqui, você pode pesquisar na internet as linhas de ônibus e horários”, exemplifica. Segundo ele, Belo Horizonte se parece com Medellín, em função do clima e da geografia. E, assim como na Colômbia, ele afirma que as pessoas também são amáveis e dispostas a ajudar.
Santiago está morando no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste, onde divide o apartamento com um estudante brasileiro da PUC Minas. Após terminar o intercâmbio no Brasil, em julho deste ano, ele diz que pretende conseguir um estágio na área. Experiente em viagens internacionais, Santiago já tem o próximo destino em mente: “Quero ir para a Coréia do Sul”.
Crédito da foto: Fernando Ávila.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br