Agenda PROEX
Número 181 | 13 a 19 de novembro

Proex recebe professor francês


"Quando assistimos nesse momento o mundo vivenciando conflitos complexos tão difíceis, atravessados justamente por uma experiência religiosa que não consegue se conciliar em um mesmo território, penso que nós temos uma contribuição a fazer aqui, na PUC Minas, no que se refere tanto às Ciências da Religião, quanto ao diálogo interdisciplinar que a Pró-Reitoria de Extensão se coloca para fazer”, disse a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Resende, em seu pronunciamento que precedeu a palestra do professor francês Jean Jacques Wunenburger, com o tema
Imaginário, Subjetividade e Experiência Religiosa.

A conferência aconteceu no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, na tarde do último dia 3 de novembro. A palestra com o francês, que é referência na área de Fenomenologia, foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) e a TIP Clínica.

“Espero que esse possa ser o primeiro de muitos encontros e que daqui possam nascer novos diálogos interdisciplinares que certamente vão enriquecer nossos estudos, mas que também que vão ser úteis para que avancemos numa síntese mais evoluída que talvez estejamos precisando no que se refere a essa relação imaginário, subjetividade e experiência religiosa”, acrescentou a professora.

Wunenburger é professor na Universidade Jean Moulin Lyon 3, membro do Centre d’études des systèmes (Centro de Estudos de Sistemas) e diretor associado do Centre de recherches G.Bachelard (Centro de Pesquisa G. Bachelard), sobre Imaginação e Racionalidade, da Universidade da Borgonha.

O seminário começou com um pronunciamento do Representante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, o professor Dr. Carlos Caldas. “Gostaria de manifestar a grande satisfação que nós temos em participar dessa atividade junto da Pró-Reitoria de Extensão e do professor Jean Jacques Wunenburger, um grande especialista do imaginário”.

Com suas falas traduzidas do francês para o português por Tácio Ferreira e pelos intérpretes de libras Aline Antunes e Leonardo Rabelo, o professor Jean Jacques realizou a sua palestra sobre as interpretações das imagens sagradas e os significados teológicos por trás dessas narrativas.

Após a parte expositiva, foi realizada uma rodada de perguntas da plateia, em que os espectadores presenciais e remotos puderam esclarecer suas dúvidas. 

O início do evento foi marcado por uma apresentação da orquestra de câmara da PUC Minas, que foi recebida com muitas palmas e tocou três peças para a audiência.

 

Crédito: Guilherme Simões

Crédito: Guilherme Simões