O curso de Psicologia da Unidade Praça da Liberdade promove roda de conversa, no dia 8 de novembro, sobre Relações étnico-raciais e formação antirracista em Psicologia: discussões urgentes. Os discentes terão a oportunidade de aprender sobre as relações Étnico-raciais a partir das referências técnicas para a atuação de psicólogos, documento criado pelo Conselho Federal de Psicologia, aproveitando a ocasião do mês da consciência negra. As convidadas para a roda de conversa possuem um vasto currículo na área da Psicologia, confira:
Natália Colén – “Universidade, políticas de inclusão e branquitude”: Psicóloga e professora na Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Analista de Politicas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Possui especialização em Políticas Públicas pela UFMG. Mestrado e Doutorado (em andamento) em Educação Social na linha de pesquisa: educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas.
Maria Aline Gomes – “Sobre ser mulher negra docente na formação em Psicologia”: Psicóloga, doutora em Psicologia Social pela UFMG. Docente na PUC Minas. Co-coordenadora do Laboratório de Estados do SUAS (FAFICH-UFMG). Trabalhadora-pesquisadora de políticas sociais, em especial das políticas de Saúde Mental e Assistência Social. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte e técnica da equipe de gestão de trabalho e educação permanente do Sistema Único de Assistência Social de BH. Integra o Coletivo Trabalhadoras Negra do SUAS-BH e Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.
Thalita Rodrigues – “Realções étnico-raciais e referências técnicas para as práticas das/dos psicólogas/os no Brasil”: Psicóloga, psicanalista e supervisora clínica. Doutoranda em Psicologia, Mestra em Psicologia, especialista em Teoria psicanalista. Coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-raciais (COPRER) entre 2017 e 2022.
A roda de conversa será no Auditório 2, do Prédio 1.