Agenda PUC Minas Lourdes
Número 266 | 30 de outubro a 5 de novembro de 2023

Direito

XIV Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem

Alunos da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas integram equipe vencedora da XIV Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem, organizada pela Câmara de Arbitragem e Mediação Empresarial (CAMARB), realizada entre 18 e 21 de outubro, em São Paulo.

 

A Equipe 302, composta pelos alunos da Unidade Praça da Liberdade Isabela Gomes de Fuccio, Miguel Fantini Caetano De Almeida, Maria Eduarda Gonçalves Teixeira Da Costa, Matheus Alvarenga Vieira De Oliveira, Thomas Anjos Vollmer, Sofia Morais Russeff Prado; pela aluna da Unidade São Gabriel, Michelle Cristina Vitor Marçal; pela aluna Maria Aparecida Campos Salles, do Campus Coração Euracístico, e também pela estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora, Stéphanie de Sá Costa, recebeu o 1º Lugar na categoria Equipe de Mediadores, com destaque para a atuação da aluna Sofia Morais como mediadora. A equipe passou por treinamento com os coaches Bárbara Pereira e Rafaela Lucas da Silva, egressas do Curso de Direito da Praça da Liberdade, e Pedro Portella, graduando do 10º período.

 

O aluno Matheus Alvarenga Oliveira, do 4º período, recebeu o 2º Lugar de Melhor Negociador, enquanto Sthéphanie de Sá ficou em primeiro lugar. Os discentes Michelle Marçal, do 9° período, e Thomas Vollmer, do 4° período, receberam, respectivamente, menções honrosas de Melhor Advogada e Melhor Negociador. A equipe de mediação (EMedE) da Faculdade Mineira de Direito também recebeu o 3º Lugar de Equipe de Mediandos; Melhor Plano de Mediação de Requerente e Menção Honrosa ao Plano de Mediação da Requerida.

 

De acordo com o Prof. Dr. Leandro Rennó, orientador das equipes que fazem parte do Núcleo de Estudos Empresariais (NEE) da PUC Minas, a participação dos alunos do Curso de Direito da Faculdade Mineira de Direito tem sido essencial para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos acadêmicos. "A metodologia das competições incentiva os alunos a buscarem, logo no início, a excelência na realização da pesquisa sobre os temas trazidos no caso, mas também na redação dos memoriais e planos de mediação. Essa é uma percepção que os profissionais, empresas e escritórios de advocacia já possuem e, em razão disso, nossos alunos são disputados, seja como estagiários, seja como profissionais formados", explica o docente do Curso.

 

A partida final de arbitragem e mediação foi transmitida pelo canal oficial da CAMARB no Youtube.