Agenda PROEX
Número 177 | 9 a 22 de outubro de 2023

Reflexões sobre relações étnico-raciais


A Faculdade de Psicologia da PUC Minas lança o livro digital A Psicologia Frente às Relações Étnico-Raciais: contribuições para um debate inadiável, que apresenta um compilado de pensamentos contemporâneos sobre temas como discriminação, políticas de eugenia e branqueamento, xenofobia, preconceito e violência associados ao gênero, raça e etnia, entre outros. Umas das organizadoras é a professora Cristina Campolina Vilas Boas, que já coordenou o projeto de extensão Laços. A iniciativa contava com a colaboração dos cursos de Direito e Psicologia, além da parceria externa com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – do município de Belo Horizonte.

Abordando assuntos de diferentes áreas, os textos sinalizam a urgência do reconhecimento das raízes coloniais da formação social do Brasil e o prejuízo de uma Psicologia fundada estritamente na racionalidade eurocêntrica e estadunidense, com frequência alheia aos dilemas da sociedade brasileira e latino-americana.

Sem ignorar as relações de poder que marcam as produções científicas, as convocações presentes na obra também destacam a importância do resgate e da valorização das reflexões de pensadoras e pensadores negros(as) e indígenas, assim como a necessidade de uma formação de pesquisadores, estudantes e profissionais comprometidos com o reconhecimento e com a problematização dos condicionantes histórico-culturais e econômicos do país e com a sua transformação.

O livro digital, organizado pelos professores Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Mara Marçal Sales, João César de Freitas Fonseca e Cristina Campolina Vilas Boas e publicado pela Editora PUC Minas, conta com entrevistas comentadas e artigos de docentes e discentes do Curso de Psicologia divididos entre 12 capítulos, e está disponível no site pelo valor de R$ 25,00.