Agenda PROEX
Número 177 | 9 a 22 de outubro de 2023

Modelo intercolegial

24º MiniOnu reúne alunos do ensino médio

 

A 24ª edição do MiniOnu, com temática Revolucionando o Futuro, é o maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina e acontecerá de 12 a 15 de outubro, no Campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500, acesso 3), em Belo Horizonte. O evento, promovido pelo do projeto de extensão de mesmo nome, contará com público estimado de cerca de 1 mil estudantes do 9º ao 3º anos do ensino médio e professores vindos de seis estados do país. O objetivo é promover o debate e a criação de consensos sobre temas globais.

A conferência de abertura, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Camila Andrade, pesquisadora no Institute for Pan African Thought And Conversation (IPATC) da Universidade de Joanesburgo, acontecerá a partir das 18h30, no estacionamento em frente ao Teatro São João Paulo II. Para o secretário-geral desta edição, o aluno Vinícius Carvalho de Mattos, do 6º período tarde do Curso de Relações Internacionais do Campus Coração Eucarístico, a participação da pesquisadora e especialista em questões raciais e o continente africano refletem a necessidade de proporcionar aos estudantes o interesse em pesquisar e saber mais sobre esse assunto. “Além de desenvolver uma visão abrangente sobre a exploração do continente e seus impactos no mundo, com foco especial no Brasil” afirma.

Estudantes da PUC Minas também participam do evento: 164 alunos de Relações Internacionais, do Campus Coração Eucarístico e Unidade Praça da Liberdade, são responsáveis pela organização e produção acadêmica que orienta os delegados (os alunos do ensino médio) a estudarem para a simulação. Os alunos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) atuam no Comitê Internacional de Imprensa que fica responsável pela cobertura das atividades, publicando-os no Primal Times, jornal impresso e em redes sociais digitais. Uma equipe de estudantes do Curso de Psicologia é responsável pela seleção dos voluntários do Curso de Relações Internacionais para o evento e também oferece apoio psicológico aos alunos do ensino médio e professores das escolas participantes.

Sobre o MiniONU

O MiniONU insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo o mundo. É um projeto de extensão com caráter pedagógico e concepção abrangente de aprendizado. Através do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para isso, passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores.

Durante o evento, os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Estarão à prova não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto. O MiniONU, ao adotar tais características, contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, diferenciando-se não apenas dos demais modelos, mas sendo reconhecido por fazer a diferença na vida de milhares de jovens brasileiros.

O projeto MiniONU foi desenvolvido por alunos do Curso de Relações Internacionais juntamente com o corpo docente. Tendo como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças em um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.

O primeiro MiniONU foi realizado em 2000, no Campus Coração Eucarístico, e recebeu mais de 200 estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Como o evento foi considerado um sucesso, superando as expectativas iniciais devido à rápida adesão dos estudantes e das escolas, em 2001 foi organizada a segunda edição, que contou com a participação de mais de 500 estudantes de mais de 40 escolas da RMBH, interior de Minas Gerais, além do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.