Nesta quinta-feira, 21 de setembro, a PUC Minas lança o Portal da Sustentabilidade, que apresenta à sociedade o compromisso da Universidade ao integrar os princípios e práticas sustentáveis no Ensino, Pesquisa, Extensão e na gestão dos espaços físicos. Durante o evento, que ocorre às 15h, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico, ocorrerá também a assinatura de contrato para construção de usina fotovoltaica com capacidade de produção 1,5MW de energia solar no município de Matozinhos. O contrato será firmado com a Probanc Engenharia.
A Maior Universidade Católica do Mundo, ocupa, somados todos os seus campi e unidades, mais de 4,5 milhões de m2 de área que recebem todos os dias uma comunidade de mais de 90 mil pessoas. O grande desafio da Universidade é implantar estratégias sustentáveis em espaços dinâmicos de formação que não se resumem às salas de aulas, mas também a laboratórios, clínicas e fazendas experimentais. Todos esses espaços necessitam de infraestrutura básica como: coleta de resíduos e efluentes, redes de água, energia e comunicação, saneamento, coleta de águas pluviais e vias de acesso. Todas estas ações repercutem em benefícios não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade.
O Campus Coração Eucarístico, por exemplo, possui dois pontos de captação de água de chuva para reserva e armazenagem de água pluvial para fins não potáveis. Uma estrutura com reserva de 30 mil litros de água pluvial encontra-se no Complexo Esportivo e a outra estrutura com reserva de 15 mil litros no jardim do Campus e foi executada para atender à irrigação da horta. O projeto levou em consideração a estrutura das edificações já existente com a intenção de reduzir a geração de resíduos.
Visando o monitoramento e destinação adequada dos efluentes líquidos (esgotos domésticos que são devidamente encaminhados e tratados pela Copasa) gerados nos Campi Coração Eucarístico e Betim e nas Unidades São Gabriel e Barreiro, a Universidade formalizou a adesão ao Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos – PRECEND. Além dos projetos e adequações técnicas necessárias, a Universidade tem realizado treinamento contínuo dos funcionários dos laboratórios para o uso e descarte correto dos resíduos perigosos além da substituição de detergentes por produtos de limpeza biodegradáveis.
No quesito energia, um bom exemplo é o Complexo Esportivo localizado no Campus Coração Eucarístico, que opera utilizando aquecedores solares que atuam através da conversão da energia solar em energia térmica. Em 2020 e 2021, o sistema significou economia de quase 29 mil kWh de energia elétrica.
Mais que investir em eficiência energética a Universidade tem investido em produtos de menor impacto ambiental com a substituição de lâmpadas e equipamentos que proporcionam com maior eficácia.
Mobilidade elétrica
A PUC Minas participa do projeto "Poços + Inteligente", em parceria com o Departamento Municipal de Energia (DME), a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas). O Campus Poços de Caldas foi equipado com eletropostos e bicicletários elétricos. Também são desenvolvidas no Campus pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes, entre outras ações, que irão proporcionar aos habitantes do município mais qualidade de vida. Desde novembro de 2021, estrutura, que utiliza energia solar, pode ser utilizada pelos moradores e visitantes da cidade gratuitamente. Neste período, também foram implantados três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, e disponibilizadas 30 bicicletas elétricas com rastreadores, um destes bicicletários se encontra nas instalações do campus de Poços de Caldas.
Ambiente mais saudável
No Campus Coração Eucarístico, há uma horta orgânica idealizada pelo Projeto de Extensão Universitária Universidade Sustentável que é mantida pela equipe de jardinagem e por bolsistas do projeto. Como fruto do trabalho, são coletados e distribuídos alimentos orgânicos para os funcionários e alunos.
Desde 2016, é realizada a compostagem de resíduos orgânicos de jardinagem. O processo aproveita a matéria orgânica do local onde o lixo foi produzido, sem os gastos de deslocamento para um local específico, além de contribuir com a redução de gases do efeito estufa, que tem como um dos principais causadores desse fenômeno o gás metano gerado pelo lixo orgânico descartado incorretamente.
Monitoramento da qualidade do ar
Nas Unidades Barreiro e São Gabriel foram instaladas, respectivamente em 2018 e 2019, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Petrobrás, Estações Automáticas de Monitoramento da Qualidade do Ar. Nestas estações estão instalados monitores de material particulado, analisadores de gases, sensores meteorológicos, sistema de aquisição e transmissão dos dados. O equipamento permite que a Universidade realize o monitoramento da qualidade do ar. Além dos indicadores de poluição, as estações medem alguns dados meteorológicos, tais como velocidade e direção do vento, temperatura e outros. Desde 2021, os dados passaram a integrar a plataforma do Sistema MonitorAr, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, plataforma divulga os dados de toda a rede de monitoramento da qualidade do ar do Brasil.
Gestão responsável dos resíduos
Em todos os campi e unidades da PUC Minas, há planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Os recicláveis são encaminhados a cooperativas de catadores cadastradas em cada município, apoiando a geração de renda das cooperativas de catadores. Em 2021, mais de 12 mil quilos foram doados a cooperativas.
A Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas foi criada em 2016, tendo caráter consultivo e de assessoramento da Administração Superior, diretamente subordinada à Reitoria, e tem por finalidade propor práticas com foco na sustentabilidade ambiental na Universidade.