O Campus Contagem da PUC Minas realiza no dia 23 de setembro, sábado, o I Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (Simuv). Estarão envolvidos na simulação alunos e professores de diversos cursos da Universidade, com destaque para os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Medicina.
A simulação, que consiste em um acidente de trânsito em larga escala, resultará em vítimas com graus de risco diversos (de ferimentos leves a óbitos). Essa iniciativa irá extrapolar os muros da Universidade, com o deslocamento, via Samu, de vítimas em estado grave para o Hospital Municipal de Contagem. O evento, que acontecerá nos acessos 3 e 4 da PUC Minas Contagem, conta com uma expectativa de mais de 400 participantes.
Os alunos participarão de forma ativa em todos os processos, sendo responsáveis por atuar na avaliação e atendimento às vítimas com a supervisão de professores e tutores (enfermeiros e médicos especialistas na área de urgência e emergência). Também haverá a participação de alunos em outros papéis, como vítimas, maquiagem/caracterização, sombras, familiares e observadores.
Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um evento que gera, simultaneamente, um número de vítimas maior que a capacidade de resposta local disponível rotineiramente. Ambientes simulados de IMV permitem o desenvolvimento de competências para os profissionais da saúde que são necessárias ao enfrentamento deste cenário complexo.
A iniciativa, promovida pelo Campus Contagem, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e o Diretório Acadêmico de Medicina Zilda Arns (Damza), está sendo desenvolvida em parceria com diversos setores do Poder Público como Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, Hospital Municipal e Guarda Civil de Contagem.