Agenda PROEX
Número 174 | 18 a 24 de setembro de 2023

Entrega de certificados para participantes


“O projeto Jovem Empreendedor Social é sem dúvida uma força da extensão no Curso de Administração da PUC Minas Unidade São Gabriel”, afirmou o professor Ricardo Ghizi Corniglion, durante a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes do projeto Escola em Saída, promovido pelo Colégio Santa Maria Minas, em parceria com a PUC Minas, por meio do ICEG Escola de Negócios e do projeto de extensão Jovem Empreendedor Social. A cerimônia aconteceu na tarde da última quarta-feira, 13 de setembro, no auditório do Museu de Ciências Naturais.

O projeto, que acontece on-line desde 2022 e está vinculado ao curso de Administração do São Gabriel, busca desenvolver a cultura empreendedora junto aos jovens, de forma que eles possam atuar como agentes transformadores na sociedade, além de desenvolver habilidades para vida, como comunicação clara, capacidade de se apresentar e se colocar, gerenciar recursos financeiros e utilizar ferramentas tecnológicas. As atividades são desenvolvidas junto a escolas públicas parceiras, localizadas próximas dos colégios Santa Maria participantes deste ano – Cidade Nova, Nova Lima, Contagem e Nova Suiça.

O professor Ricardo Ghizi explicou que o projeto propõe uma metodologia ativa de aprendizagem e intercala atividades assíncronas e síncronas no formato digital estimulando, ao final, a proposição de um projeto de intervenção nas comunidades. Os projetos selecionados recebem mentoria pelo programa de extensão Ideias Lab. “No Curso de Administração buscamos fomentar uma cultura de extensão, estimulando por meio de disciplinas, projetos e eventos o gosto e o compromisso dos graduandos e professores pela problematização e intervenção em questões relevantes que impactam os negócios, a juventude e a sociedade”, disse.

A coordenadora do projeto, professora Soraya Cardoso Pongelupe Lopes, juntamente com o professor João Carlos Ribeiro, coordenador do projeto Escola em Saída, exaltou a participação dos alunos, que compraram a ideia, se dedicaram, aprenderam e mostraram que é possível fazer empreendedorismo social. “A diferença é que se trata de um projeto coletivo, de todos, é realmente muito honroso”, explicou. Para o professor João Carlos, o encerramento, com a entrega dos certificados, representa um longo trabalho que se tem pela frente, com a continuidade dos projetos selecionados. “São dois colégios que se unem para fazer uma educação transformadora e nós podemos contribuir para uma educação transformadora”, afirmou.

Uma das instituições parceiras é a Escola Estadual Laudiene Vaz de Melo, vizinha ao Colégio Santa Maria Espanhol, localizada no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte. A diretora, professora Andreia Consolação dos Santos Dias, que esteve presente como representante das escolas parceiras, considera a aproximação e trabalho conjunto entre as instituições “extremamente importante.” “É de uma sensibilidade muito grande, pois aproxima as realidades que nós sabemos que são tão próximas, mas ao mesmo tempo tão distantes, e essa abertura deu a oportunidade de os dois colégios estarem se conhecendo e possibilitou o acesso que muitos não teriam”, observou.   

Também esteve presente, compondo a mesa, a diretora-geral pedagógica do Colégio Santa Maria Minas, professora Juliana de Carvalho Oliveira. “A ideia por trás desse projeto surgiu pela nossa constante busca pela inovação e excelência pedagógica, bem como do nosso desejo de preparar os nossos alunos para enfrentar os desafios do mundo real de forma integrada e estarmos mais próximos e integrados à comunidade como um todo”, afirmou. Segundo ela, o projeto Escola em Saída é uma “inciativa extraordinária, que marca profundamente a história do Colégio Santa Maria Minas, que está celebrando 120 anos.”