Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 334 | 14 a 20 de agosto de 2023

Alunos da PUC Minas são classificados para final da X Olimpíada do Conhecimento Jurídico

Quatro alunos do Curso de Direito da PUC Minas Unidade São Gabriel avançaram para a final da X Olimpíada do Conhecimento Jurídico, promovida pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). João Victor Barros Matias, do 5° período, Laura Camilo da Silva, do 8° período, Matheus Oliveira Maia, 10° período e Michelle Cristina Vitor Marçal do 9° período foram aprovados na primeira fase, qualificatória, no dia 22 de junho.

A qualificatória aconteceu de forma online, dividida em provas de sustentação oral para corpo de jurados, redação de peça jurídica, conhecimento doutrinário e conhecimento de jurisprudência. De acordo com as diretrizes do edital da olimpíada, a equipe da PUC Minas se dividiu em duplas para a execução das provas. Os estudantes João Victor Barros e Matheus Oliveira cumpriram a sustentação oral de casos relacionados ao direito do consumidor. Já a dupla Laura Camilo e Michelle Cristina desenvolveram um parecer jurídico sobre direito de família. Em ambas as provas as equipes cumpriram a dinâmica de defesa e acusação para os casos apresentados. Somente foram classificadas as equipes em que todos os competidores foram aprovados para a próxima fase.

A discente Michelle Cristina menciona, em nome da equipe, a satisfação em ter avançado para a final. “Estamos extasiados com a classificação. Sabemos o quanto a competição colabora com o currículo e trajetória profissional. Estamos muito agradecidos ao professor Rodolpho por ter apresentado esta oportunidade”, revela. O Prof. Dr. Rodolpho Barreto Sampaio, membro do colegiado do Curso de Direito da Unidade São Gabriel, pontua a tradição do Curso em incentivar o envolvimento em competições. “O colegiado do curso está em festa pela classificação dos alunos. Na Unidade São Gabriel nós temos uma tradição extensa de participar das olimpíadas de direito civil. Com o fim da pandemia estamos retomando a presença na competição”, sinaliza.

A final da olimpíada acontece em outubro na cidade de São Paulo. A Academia Brasileira de Direito Civil reconhecerá o 1º, 2º e 3º lugar com medalhas, premiação em dinheiro, menções honrosas e obras do direito, conforme o edital.