Com o intuito de promover um cuidado integral e humanizado à população, além de fortalecer as iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belisário, um distrito do município de Muriaé (MG), dez professores e 50 alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, do Campus Betim, realizam diversas ações de 30 de junho a 10 de julho.
Coordenadas pelas professoras Jacqueline do Carmo Reis e Adriana Diniz de Deus, dos Cursos de Fisioterapia e Medicina da PUC Minas Betim, as ações acontecem anualmente em diferentes cidades, desde 2019. “Neste ano, vamos para Belisário fazer uma imersão com os alunos junto à comunidade. Lá, ficaremos dez dias inseridos e integrados ao contexto de vida e saúde da população, realizando ações de assistência, atendimentos coletivos supervisionados por professores, oficinas de educação em saúde e atividades intersetoriais junto as escolas”, ressalta a professora Jacqueline.
Além dos atendimentos prestados à população, o projeto também envolve orientações à gestão do município para aprimoramento das ações das equipes de saúde da família visando potencializar o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde.
O projeto extensionista extra edital Saúde em Belisário é promovido em parceria com a Prefeitura de Muriaé, a comunidade local e a Paróquia de Santo Antônio e de Santa Luzia de Belisário, na pessoa de Frei Gilberto, Padre da Igreja Católica da localidade.
O distrito de Muriaé é a quarta cidade beneficiada pelo projeto, que já promoveu atendimentos e orientações em Santa Maria de Itabira (MG), Presidente Kubitschek (MG) e Itaporanga (Goiás). Mais informações pelo e-mail jacreisfisio@hotmail.com.