Agenda PROEX
Número 166 | 3 a 9 de julho de 2023

Projeto apoia curso para população de rua


Entre os dias 4 e 6 de julho, será realizado o curso de Defensores Populares para população de rua, pelo Centro Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua (CEDDH), com apoio do projeto de extensão Klinica: direitos humanos e cidadania, do Curso de Direito da Unidade Praça da Liberdade. O curso acontecerá no Auditório Liberdade, no prédio 1 (Ed. Dom Cabral) e também terá transmissão on-line.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://serdh.mg.gov.br/inscricao

A abertura acontecerá no dia 4, às 19h, com palestras de autoridades no tema ; e nos dias 5 e 6 o evento será das 8h às 18h, no auditório do 6º andar, prédio 1 (Ed. Dom Cabral). A programação completa pode ser conferida no Instagram do Centro Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua (CEDDH): @ceddhmg.

O Curso de Defensores Populares objetiva o fornecimento de um panorama geral sobre as estratégias de promoção e sensibilização dos Direitos Humanos para os agentes sociais do Estado de Minas Gerais e para a população em situação de rua do Estado; compartilhamento de informações e documentos para acionar e questionar as políticas públicas existentes e inexistentes que atendam a população de rua; e apresentação de ferramentas utilizadas e as que estão sendo desenvolvidas para a defesa dos Direitos Humanos dessa população.

O curso de Defensores Populares se estrutura a partir de diálogos e experiências de trabalho da equipe que compõe o projeto de extensão, em conjunto com o Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, órgãos estatais, atores sociais e com a população em situação de rua (PSR) nas diversas localidades do Estado de Minas Gerais.

A atividade conta com o apoio e articulação da Unidade Praça da Liberdade, da Pastoral Nacional do Povo da Rua, Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), Defensoria Pública da União (DPU), Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais, Fórum da População de Rua de Belo Horizonte e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Klinica: direitos humanos e cidadania tem como objetivo realizar, pela via do método clínico, ações extrajudiciais de natureza estratégica e interventiva e de educação em direitos, a partir da análise de dados técnicos, teóricos e, também, de circunstâncias que envolvam casos concretos, sempre pela via dialógica, com a participação ativa de alunos, professores, parceiros do projeto e o público alvo, que são as pessoas em situação de rua.

Para mais informações:
Isabella – responsável pelo Centro Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua (CEDDH): (31) 7528-1658