O 1º Seminário da pesquisa sobre Intergeracionalidade da PUC Minas: o que temos e o que podemos ter no Brasil? acontecerá no dia 27 de junho e tem como principal objetivo compartilhar experiências e provocar reflexões sobre a intergeracionalidade. O evento será presencial, no Auditório do Museu de Ciências Naturais, e também terá transmissão ao vivo.
Em 15 de junho celebra-se o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma data que convida a sociedade a fortalecer ações de enfrentamento. A Profª Drª Natália Horta, uma das organizadoras do Seminário, aponta que “fomentar a intergeracionalidade, ou seja, as relações entre as diferentes gerações, é imprescindível para este combate”.
A professora aponta que o idadismo, um preconceito em relação à idade, é uma forma de violência, e seu enfrentamento ocorre, principalmente, “por meio das relações fortalecidas entre as diferentes gerações, seja na família ou na comunidade”, elucida.
O evento é gratuito e aberto ao público externo. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo link. A programação acontecerá das 8h às 17h e conta com a participação do Departamento Nacional do Sesc, da Diretoria de Políticas para pessoa idosa da Prefeitura de Belo Horizonte, da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina e de docentes especialistas na temática da PUC Minas, PUC SP, USP e UERJ além de outros palestrantes renomados.