Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 329 | 19 a 25 de junho de 2023

Grupo Orbi seleciona membros para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

Criado por alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas, o grupo de estudos aeroespaciais Orbi, ficou em segundo lugar na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Satélites promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (OBSMCTI). A classificação aconteceu no dia 12 de maio durante conferência online.

A primeira fase da competição foi baseada em teorias para os projetos que serão executados. A proposta do grupo é criar um CubeSat, satélite em formato de cubo de aproximadamente 10 centímetros, que possa auxiliar na comunicação, mapeamento e segurança da fronteira marítima nacional. "Nosso projeto pode identificar possíveis ameaças mesmo a quilômetros de distância", afirma Vitor Souza, discente do 6º período de Engenharia Aeronáutica e capitão da Orbi. O aluno aponta também a funcionalidade do satélite para estudo de espécies marinhas. "Além da segurança da costa brasileira, o cubo se mostrou eficiente no estudo e mapeamento de novas e já existentes espécies no oceano, o que pode ser um grande aliado na preservação ambiental e produção científica", explica. "Participar da competição é uma oportunidade para aprimorar conhecimento e para desenvolver habilidades comportamentais. Além disso, mostra familiaridade com o método científico e a tecnologia, o que para a equipe tem muito valor", afirmou.

A equipe segue agora para a segunda etapa da competição em que serão construídos, programados e testados os satélites. Para esta nova fase, a equipe está selecionando alunos voluntários das áreas de eletrônica, desenho técnico (CATIA, Solidworks) e produção virtual. Podem participar alunos de todos os cursos, períodos, unidades e campi da PUC Minas. É necessária apenas a comprovação de aptidão com as funções essenciais na construção do protótipo. Inscreva-se pelo link até o dia 20 de julho. 

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Orbi e as referências aeroespaciais estudadas pelo grupo, acesse o instagram.