Até o dia 29 de maio a PUC Minas recebe a Jornada Soberania Alimentar: comida e democracia em todas as mesas, promovida pela Casa Comum: formação política de cristãos humanistas, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), do Anima PUC Minas. E com o evento também é realizada a campanha “Comida em todas as mesas“, para que os participantes possam doar alimentos não-perecíveis dentro do prazo de validade. Os postos de coleta são os Centros de Espiritualidade de cada unidade da PUC Minas, em seguida serão distribuídos em projetos e comunidades em diálogo com Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio das atividades do Vicariato Episcopal para ação Social, Política e Ambiental (Veaspam).
Na PUC Minas Betim, as arrecadações serão recebidas pela Pastoral Universitária até o dia 29 de maio.
Sobre a Jornada
Inspirada no tema da Campanha da Fraternidade deste ano (Fraternidade e Fome), a série de seminários começou no dia 24 de abril com programações até 29 de maio, em cinco unidades da PUC Minas (Coração Eucarístico, São Gabriel, Betim, Barreiro e Poços de Caldas). As conferências, seguidas de debates, ocorrerão às segundas-feiras, entre 19h e 20h40, com transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e da Pastoral Universitária.
Entre os objetivos da jornada estão a análise, relatos de experiências e discussões sobre os desafios acerca do contexto da promoção da soberania alimentar e do enfrentamento à fome no Brasil e na América Latina. Experiências exitosas de políticas públicas e iniciativas populares para a garantia do direito humano à alimentação adequada e de qualidade serão apresentadas por convidados de todo o país, entre os quais Ana Paula Bortoletto, José Graziano da Silva, Valéria Burity, Irene Maria Cardoso, Simone de Camargo, Tainá Marajoara, Alexandre Ramos, Elido Bonomo, Maria Aparecida Miranda, Patrus Ananias, Ana Paula Ribeiro, Aparecido Alves de Souza, Carlos Eduardo Leite, Paula Ribeiro Guimarães, Jean Paul Hansen e Silvia Maria Voci.
A programação prevê, além dos debates, oficinas, rodas de conversas, feiras de doações de hortaliças para comunidade universitária e lançamento de e-book. As atividades são gratuitas, abertas a todos os interessados, e para os alunos da PUC Minas serão emitidos certificados de ACG.