Aproximar as pessoas da ciência de uma forma descontraída. Esse é o principal objetivo do Pint of Science, um dos maiores festivais de ciência do mundo, que acontece em Betim nos dias 22, 23 e 24 de maio.
O evento leva cientistas e pesquisadores das Universidades aos bares e restaurantes em diversas cidades do país para falar sobre assuntos técnicos, de uma forma diferente: por meio de uma linguagem acessível a toda a população.
Para a cidade sediar o evento, é necessário passar por um processo de seleção. O município de Betim foi inscrito pelo coordenador do Curso de Administração da PUC Minas Betim, professor Osvaldo Maurício de Oliveira, por meio de edital divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Assim como no último ano, o Pint of Science está sendo organizado e coordenado, no município, pela professora Ester Jeunon, também do Curso de Administração do Campus, por meio da Incubadora Ideas.
Em Betim, o evento acontece no Rosário Bar (rua do Rosário, número 650, bairro Angola). Para participar, não é necessário se inscrever e a reserva de mesa fica a critério do estabelecimento.
O festival
O Pint of Science teve início em 2013, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Neste ano, o evento, que tem como lema "Um Brinde à Ciência", será realizado em 123 cidades de todo o país e reunirá mais de 600 pesquisadores e especialistas que irão discutir tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento. A expectativa de público para é de, aproximadamente, 20.000 pessoas.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 22 de maio, no Rosário Bar 19h – Neurose dominical nunca mais, com Paulo Taveira
Terça-feira, 23 de maio, no Rosário Bar 19h – A urgência de um presente sustentável e circular, com Davi Iankous e Aline Rodrigues da Fonseca
Quarta-feira, 24 de maio, no Rosário Bar 19h – Porque minhas pernas doem? Mitos e verdades, com Felipe França Perdigão e Warley de Melo Oliveira