Durante os próximos dois meses, 120 alunos do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) participarão de oficinas de capacitação que serão ofertadas no HackaTruck Maker Space, caminhão tecnológico da IBM que estará no Campus Coração Eucarístico a partir da próxima segunda, 3 de abril. A capacitação será em Programação Swift, Internet das Coisas (IoT) e aplicação dos conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.
Esta é a segunda etapa do projeto. Na primeira etapa, os estudantes participaram de curso à distância com quatro módulos: Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs. Dos 1039 inscritos no projeto, 478 alunos realizaram as provas e obtiveram 70% de aproveitamento. Os 120 participantes da segunda etapa foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos pelo Icei.
O HackaTruck Maker Space é um processo de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação. O projeto é itinerante e se inspira no conceito maker, com um laboratório móvel e um espaço onde os alunos podem criar a desenvolver protótipos relacionados aos temas estudados. A iniciativa é patrocinada pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.
O caminhão tecnológico ficará instalado próximo ao Instituto Politécnico (Ipuc) até o dia 7 de junho. É a terceira vez que a Universidade recebe o HackaTruck. Em 2016, o evento aconteceu também no Campus Coração Eucarístico e em 2018 na Unidade São Gabriel.
O chefe de departamento e coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Max do Val Machado, conta que o HackaTruck é uma ótima oportunidade para que os alunos sejam inseridos no mercado de trabalho. Segundo o professor, ainda há poucos profissionais capacitados na linguagem Swift, desenvolvida pela Apple.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br