Agenda PROEX
Número 152 | 27 de março a 02 de abril de 2023

Disponível artigo fruto de ações extensionistas


Está disponível o artigo Ilhados e Esquecidos, que tem origem no Trabalho de Conclusão (TC) da então aluna de graduação Ana Luiza Martins Nazareth do Curso de Arquitetura e Urbanismo e integrante do projeto de extensão Programa de Formação de Auto Produtores em Saberes Ambientais (Prosa) e à disciplina, com práticas extensionistas, Teoria da Produção Habitacional (TPH), ambos coordenados pela professora Viviane Zerlotini da Silva. O TC produzido, foi entregue ao final do semestre para os moradores do conjunto.

A disciplina TPH é fruto da implementação da curricularização nos cursos de graduação. A resolução número 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2018, conhecida como curricularização da extensão, estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior. A extensão torna-se obrigatória e deve compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, tornando-se parte da matriz curricular dos cursos. A norma legal entrou em vigor em 2023.

O Prosa tem como objetivo, elaborar e aplicar aos territórios o material didático-pedagógico e, neste momento de mais uma crise ambiental, recorrer a métodos colaborativos apoiados por meios de comunicação presenciais e a distância para fomentar a virtualidade da autoprodução do espaço. Produção já de natureza virtual, pois se presta a um processo aberto de produção do espaço, pois o autoprodutor está no comando, invertendo a lógica concepção-produção, reduzindo suas distâncias. De modo a promover a autonomia, o Prosa irá prestar assessoria técnica a partir de linguagem de tradução e de reconhecimento.