Agenda PROEX
Número 151 | 20 a 26 de março de 2023

Expansão do método Apac


Na última sexta-feira, 17 de março, a professora Carolina Resende, pró-reitora de Extensão, se reuniu com Valdeci Ferreira, diretor do Centro de Ensino do Método Apac (Ciema), para desenvolver projetos e objetivos comuns. A proposta é consolidar um termo de cooperação técnica para disseminação do método no Brasil e no mundo.

O método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) busca promover a recuperação de detentos que cumprem pena privativa de liberdade, de forma humanizada priorizando a reintegração social. A Pró-Reitoria de Extensão é parceira e entusiasta do método há mais de 15 anos, reunindo em sua trajetória, diversos projetos de extensão vinculados à APAC MG.

Doze elementos sustentam a metodologia, entre eles a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana e a família. O voluntário e sua formação também estão entre os princípios basilares do método, sendo considerado de suma importância para a ressocialização dos recuperandos, na medida em que representa uma oportunidade a mais de aproximá-los da sociedade.

Atualmente, a Proex conta com o programa Apac PUC Minas, que reúne iniciativas a fim de contribuir com o método Apac, para a efetivação dos direitos da pessoa privada de liberdade, intervindo sobre os processos de humanização e de preparação para o retorno dos recuperandos ao convívio social. Além de promover aos alunos, que atuam como extensionistas, a oportunidade de contato com uma experiência humanizada e inclusiva.