Agenda PROEX
Número 146 | 5 a 11 de dezembro de 2022 - Último do 2º/2022

Referência nacional em altas habilidades


Desde que iniciou os atendimentos online, durante a pandemia da Covid-19, o projeto de extensão Head (Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades), do Curso de Psicologia, tem crescido no número de atendimentos e alcançado projeção nacional, se tornando referência em altas habilidades, com beneficiários de estados como Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Há inclusive um beneficiário brasileiro que mora na Espanha e é atendido de forma remota pelo projeto.

Neste segundo semestre de 2022, foram retomados os atendimentos presenciais, mas os atendimentos online foram mantidos, tanto para dar continuidade à prestação do serviço já iniciado como por se tratar de um meio que permite ao projeto atingir um público mais amplo e de outras localidades.

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial, mas o número real pode ser ainda maior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 5% da população têm algum tipo de alta habilidade ou superdotação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), se forem considerados os mais de 47 milhões de alunos da educação básica (Censo Escolar, Inep 2020) cerca de 2,3 milhões de estudantes devem compor esse grupo.

Atualmente, são atendidas pelo projeto 63 crianças, sendo 27 no presencial e 36 no online. O número total de pais envolvidos chega a 72, com 33 no presencial e 39 no online.

Para o desenvolvimento do trabalho, foram estabelecidas parcerias com outros projetos de extensão, dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas, além da Liga de Pediatria do Curso de Medicina.

Vinculado ao Curso de Psicologia, o projeto, coordenado pela professora Karina Fideles, busca promover o desenvolvimento de habilidades das crianças participantes com perfil de altas habilidades/superdotação, concomitante à promoção de uma convivência saudável e acolhedora entre os participantes, através de ambiente dialógico, troca de experiência e orientação para pais e responsáveis das crianças participantes, agregando conhecimento da área de Altas Habilidades à formação de estudantes e professores.